TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Noraadrenalina

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

NORADRENALINA

         Conhecida também como norepínefrina é utilizada pelo organismo no sistema que nos faz ficar em  alerta, atua em atividades como o aumento do nível de algumas gorduras no sangue, elevação da pressão sanguínea e juntamente com a serotonina exerce influencia no humor na ansiedade, sono e alimentação.

Mecanismos de Ação

         Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais, quando necessário são liberadas e decaem sobre a fenda sináptica reagindo diretamente com os receptores situados nas membranas do neurônio pós sináptico.         

         A ação da noradrenalina liberada é terminada por sua captação ativa, pelas fibras liberadoras, ou por dispersão por difusão. A recaptação pelos terminais neurais é responsável pela maior parte do transmissor liberado. Como acontece na via sináptica, os processos de captação, para noradrenalina, podem concentrar compostos relacionados, o que causa interferência na sua função da fibra nervosa.         As fibras nervosas que liberam noradrenalina são chamadas de adrenérgica ou noradrenérgicas, onde, nos mamíferos é a noradrenalina o principal neurotransmissor nas fibras adrenérgicas.

Os Neurotransmissores e os Distúrbios de Humor

          A liberação ou  recepção anormal de um neurotransmissor em diferentes regiões do encéfalo pode causar diversas doenças como os Distúrbios de Humor. Conheça algumas alternativas de controle:

- Manter uma boa alimentação: a noradrenalina é sintetizada mediante ao auxilio de um aminoácido denominado tirosina, presente em diversos alimentos como ovos, queijos de soja, nozes entre outros.

-Atividades físicas regulares: A pratica de atividades físicas além de trazer benefícios físicos para o corpo humano ainda causam sensações de felicidade, relaxamento e bem estar. Corridas, caminhadas e exercícios de musculação fazem com que o organismo libere na corrente sanguínea os neurotransmissores como a noradrenalina, serotonina e a dopamina.  Essas substancias ajudam a reduzir o estresse e aliviar a ansiedade.

-Alternativas  medicamentosas: a maioria dos medicamentos que auxiliam no combate aos distúrbios de humor agem diretamente na transmissão dos neurotransmissores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com