TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Waterhouse

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A síndrome de Waterhouse-Friderichsen(WFS), adrenalite hemorrágica ou meningococcemia fulminante é definida como insuficiência da glândula adrenal devido ao sangramento nas glândulas adrenais, comumente causada por infecção bacteriana grave: tipicamente é causada por Neisseria meningitidis. A infecção bacteriana leva a sangramento maciço em uma ou geralmente ambas as glândulas adrenais. Caracteriza-se por uma crescente meningococcemia de infecção bacteriana que leva à invasão massiva de sangue, falha de órgãos, coma, hipotensão arterial e choque, coagulação intravascular disseminada(DIC) com púrpura generalizada, desenvolvimento rápido de insuficiência adrenal e morte.

Pode ser causada por vários microorganismos diferentes (Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenza, Citomegalovírus). Quando causada pela Neisseria meningitidis, a WFS é considerada a forma mais grave de sepse meningocóccica. O aparecimento da doença não é específico com febre, rigores, vômitos e dor de cabeça. Em breve aparece uma erupção cutânea; primeiro macular, não muito diferente dos pontos de rosa da febre tifoide e rapidamente se tornando petequial e purpúrica com uma cor cinzenta obscura. A hipotensão arterial se desenvolve e rapidamente leva ao choque séptico. A cianose das extremidades pode ser extrema e o paciente está muito prostático ou comatoso.

 Nesta forma de doença menigocóccica a meningite geralmente não ocorre. Baixo níveis de glicose no sangue e sódio, níveis elevados de potássio no sangue e o teste de estimulação de ACTH demonstram a insuficiência adrenal aguda. Os níveis de proteína C-reativa podem ser elevados ou quase normais. Os meningococos podem ser facilmente cultivados a partir de sangue ou líquido cefalorraquidiano, e às vezes podem ser vistos em esfregaços de lesões cutâneas. A dificuldade de deglutição, a atrofia da língua e as fissuras nos cantos da boca também são características.

A vacinação de rotina contra o meningococo é recomendada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para todos os jovens de 11 a 18 anos e pessoas com má formação esplênica, ou que têm certos distúrbios imunológicos. A infecção fulminante de bactérias menigocóccicas na corrente sanguínea é uma emergência médica e requer um tratamento emergente com antibióticos adequados. A benzilpenicilina foi uma vez a droga de escolha com cloranfenicol como boa alternativa em pacientes alérgicos. A ceftriaxona é um antibiótico geralmente empregado hoje. A hidrocortisona às vezes pode reverter a insuficiência renal. A cirurgia plástica e o enxerto de tecidos às vezes são necessários para tratar a necrose tecidual resultante da infecção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com