TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ADRENAIS

Resenha: AS ADRENAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Resenha  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 6

AS ADRENAIS

As Adrenais

As adrenais são glândulas, também chamadas de suprarrenais e têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função.

São glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.

São compostas pela medula adrenal (interna) e o córtex adrenal (externo). Os hormônios secretados por essas duas partes são diferentes e, por esse razão, serão analisados separados

A Medula Adrenal

A medula adrenal produz a liberação dois hormônios:

Adrenalina

Noradrenalina

As quais são denominadas CATECOLAMINAS.

Quando a medula adrenal é estimulada pelo sistema nervoso simpáticos, aproximadamente 80% de sua secreção são adrenalina e 20% restante são de noradrenalina.

As catecolaminas produzem efeitos potentes similares aos do sistema nervoso simpático, mas os efeitos desses hormônios permanecem por mais tempo porque essas substancias são removidas do sangue de uma forma relativamente lenta. Esses dois hormônio preparam o individuo para a ação imediata, desencadeada a reação de luta ou fuga.

O valor das Medulas Adrenais na Função do Sistema Nervoso Simpático

A Adrenalina e a Noradrenalina quase sempre são liberadas pelas medulas adrenais ao mesmo tempo que os diferentes órgãos são estimulados diretamente pela ativação simpática generalizada. Portanto, os órgãos são, na verdade, estimulados por dois modos simultaneamente: diretamente pelos nervos simpáticos e indiretamente pelos hormônios medulares.

Os dois modos de estimulação apoiam um ao outro, e cada um deles pode, na maioria dos casos, substituir o outro. Por exemplo:

A destruição das vias simpáticas diretas para os diferentes órgãos do corpo não abole a excitação simpática dos órgãos, porque a noradrenalina e a adrenalina ainda são liberadas no sangue circulante e causam estimulação indireta.

Da mesma forma, a perca das duas medulas adrenais geralmente tem pouco efeito na operação do sistema nervoso simpático, porque as vias diretas ainda conseguem desempenhar quase todas as funções necessárias.

Portanto, o mecanismo duplo da estimulação simpática fornece um dispositivo de segurança, um mecanismo substituindo o outro, se um deles estiver ausente.

A adrenalina e noradrenalina auxiliam o indivíduo a enfrentar uma crise real ou percebida. Embora algumas das ações especificas desses dois hormônios sejam diferentes, eles atuam em conjunto. Os seus efeitos combinados incluem:

Aumento da frequência cardíaca;

Aumento da taxa metabólica;

Aumento da glicogenólise (degrada do glicogênio em glicose) no fígado e nos músculos;

Aumento da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue;

Redistribuição do sangue ( pela vasodilatação dos vasos que suprem os músculos esqueléticos e pela vasoconstrição de vasos da pele e das vísceras);

Aumento da pressão arterial;

Aumento da respiração.

A liberação de adrenalina e de noradrenalina é afetada por uma grande variedade de fatores incluído alteração da posição corporal, estresse psicológico e exercício.

As concentrações plasmáticas de noradrenalina aumentam acentuadamente em taxas de trabalho superior a 50% do VO2 máx. No entanto, vai aumentado significativamente 60% a 70% do VO2 máx. Quando a sessão de exercício terminado, as concentrações adrenalina retornam a concentração de repouso em apenas alguns minutos de recuperação, mas a noradrenalina pode permanecer elevada por várias horas.

Lembrando:

Noradrenalina → vasoconstrição

Adrenalina → vasodilatação

O Córtex adrenal

O córtex, camada externa da glândula, é amarelado e compõe-se de três camadas concêntricas de células. A camada externa, abaixo da cápsula, é chamada zona glomerulosa do córtex suprarrenal. O córtex adrenal secreta mais de 30 hormônios esteróides diferentes, denominados corticosteróides. Eles geralmente são classificado:

Mineralocorticóides

Glicocorticóides

Gonadocorticóides (hormônio sexuais) 

Mineralocorticóides

Os mineralocorticóides mantêm o equilíbrio eletrolítico dos líquidos extracelular, especialmente o do sódio (Na+) e o do potássio (K+). A aldosterona é o principal mineralocorticóide, responsável por menos 95% de toda a atividade mineralocorticóide. Ele atua promovendo principalmente a reabsorção renal e sódio e, portanto, faz com que o corpo o retenha. Quando o sódio e retirado, a água também o é. Portanto, a aldosterona combate a desidratação.

A retenção de sódio leva igualmente ao aumento da excreção de potássio e, por isso, a aldosterona também tem um papel no equilíbrio do potássio. Por essas razões, a secreção da aldosterona é estimulada por muitos fatores, incluído a diminuição do volume sanguíneo, a diminuição da pressão arterial e o aumento da concentração plasmática de potássio.

Glicocorticoides

Os glicocorticóides são essenciais para a vida. Eles permitem que nos adaptemos às alterações externas e aos estresse. Eles também mantém as concentrações plasmáticas de glicose razoavelmente constante, mesmo quando nos mantemos sem ingerir alimento durante longos períodos.

Regulação da Secreção do Glicocorticóides

Fonte: bioquimicadoscorticoides.blogspot.com, 320 × 266 

 

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com