TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acinobacter

Artigo: Acinobacter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Embora tenha uma baixa virulência (ou seja, tem uma baixa capacidade de causar infecção em pessoas saudáveis), Acinetobacter baumannii pode causar complicações e doenças graves em pessoas que estão criticamente hospitalizados. Ele é introduzido no corpo através de feridas ou dispositivos invasivos (incluindo linhas PICC, linhas intravenosas, cateteres de Foley, tubos de peito, e os tubos traqueais), e pode causar muitos tipos de sintomas, dependendo do local do corpo que está infectado. A. baumannii pode causar pneumonia (os pulmões), bacteremia e septicemia (do sangue), infecções de feridas, infecções do trato urinário, e osteomielite (os ossos). Infecções A. baumannii pode ser indistinguível de infecções causadas por outras bactérias.

Acinetobacter provoca colonização mais frequentemente do que a infecção, o que significa que ela vive, ou sobre o corpo, sem causar doença (por exemplo, a pele de um trabalhador de cuidados de saúde). As pessoas que estão colonizados podem se tornar portadores que espalham a bactéria para outras pessoas, geralmente sem perceber.

Porque esta bactéria multirresistente, Acinetobacter baumannii, entra no corpo através de dispositivos invasivos e feridas, também é importante mantê-los limpos. (E para interromper e remover estes o mais rapidamente possível de forma segura.)

As espécies de Acinetobacter geralmente são consideradas não-patogênicas em indivíduos saudáveis. Entretanto, diversas espécies persistem em ambientes hospitalares e causam infecções graves que ameaçam a vida de pacientes comprometidos.

Álcool etílico é usado como anti-séptico e desinfetante. A concentração ideal é de 70%. Estudos demonstram equivalência e até superioridade da higienização com álcool comparada à lavagem de mãos com sabão comum ou com alguns tipos de anti-sépticos degermantes. A anti-sepsia das mãos realizada por simples fricção com álcool diminui as contagens microbianas e a transmissão de microorganismos, com conseqüente queda nas taxas de infecções hospitalares. Além disso, apresenta boa tolerabilidade, tendo aceitação, adesão e aumento de freqüência de higienização pelos profissionais300. Ensaio clínico randomizado mostrou redução das contagens microbianas das mãos de 49,6% e 88,2%, quando utilizados sabão comum e solução alcoólica (contendo 75% de propanol), respectivamente. Além disso, 72% dos profissionais demonstraram boa aceitação ao álcool, após duas semanas de uso301. Outro estudo avaliou as reduções microbianas em mãos contaminadas com Acinetobacter baumannii oriundas de quatro regimes de higienização das mãos: sabão comum, álcool etílico 70%, PVPI 10% e clorexidina 4%. As reduções foram significativamente maiores com o uso de álcool e PVPI. É usado como desinfetante de superfícies, termômetros, estetoscópios e artigos que não toleram outros tipos de desinfecção ou esterilização300,302. Suas vantagens são baixa toxicidade, ação rápida e baixo custo.

Iodopovidona é anti-séptico tópico de uso freqüente. Estudo avaliou as reduções microbianas em mãos contaminadas com Acinetobacter baumannii oriundas de quatro regimes de higienização das mãos: sabão comum, álcool etílico 70%, iodopovidona 10% e clorexidina 4%. As reduções foram significativamente maiores com o uso de álcool e iodopovidona309. A comparação entre lavagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com