TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analsilva

Exames: Analsilva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 6

o que é leishmaniose tegumentar americana?

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença de evolução crônica que acomete, isoladamente ou em associação, a pele e as mucosas do nariz, boca, faringe e laringe. É causada por protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelas fêmeas dos insetos conhecidos genericamente como flebotomínios. o que é agente etiológico?

Há várias espécies de leishmaniose envolvidas na transmissão. Nas Americas,são atualmente reconhecidas 11 espécies dermotrópicas de leishmania causadoras de doença humana e 8 espécies descritas, somente em animais. No Brasil , já foram identificadas 7 espécies, sendo 6 do subgênero viannia e 1 do subgênero leishmania. As mais importantes são leishmania (viannia) brasilienses, L (L) amazonensis e L (v) guyanensis.

Meios de transmissão?

Pela picada da fêmea de insetos flebotomineos das diferentes espécies de importância médico-sanitária do gênero Lutzomyia são conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira, birigui,entre outros.

Sinais e Sintomas?

A leishmaniose tegumentar é uma doença que compromete as células que formam o sistema imune da pele, notadamente os macrófagos. Localizados nos tecidos cutâneos e sub cutâneos. As regiões do corpo mais atingidas são as pernas, braços, e o resto. Isto é partes descobertas do corpo, com a formação de ulcerações ( feridas ) nesses locais tais feridas podem se alastra para a mucosa nasobucofaringeana ( nariz, boca e faringe ) Normalmente a LTA não leva á morte, mas, devido ás graves lesões cutâneas e nasobucofaringeanas que pode dificultar a alimentação do doente tornando –o ainda mais debilitado. Além da capacidade de produzir deformidades.

Faixa Etária ?

Mais acometida foi a de 0- 1 anos. Amostras do parasita isolados de 3 pacientes e de 27 cães foram classificadas como leishmania braziliensis braziliensis. De apenas dois proechimys. Iheringi, entre 257 mamiferos silvestres estudos, isolou-se leishmania,que foi identificada como leishmania mexicana aristedesi. As espécies de flebotomineos mais

( numerosas Lutzomyia intermédia, L. fischeri e L. migonei)apresentaram um elevado grau de adaptação aos ambientes. Intra e Peri- domiciliar. Levantou-se a hipótese da transmissão estar ocorrendo no intra e Peri-domicilio.

Tratamento ?

A droga de primeira esclha: é o antimonial pentavalente. Visando padronizar o esquema terapêutoco, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a dose desse antimonial seja calculada em MG/Sb+ 5/kg/dia ( Sb+ 5 Significando antimônio pentavalente). Há dois tipos de antimoniais pentavalentes , que podem ser utilizados o antimôniais pentavalentes que podem ser utilizados. O antimoniato de N- metil glucamina e o Stibogluconato de Sócio ( esse último não comercializado no Brasil. Os medicamentos citados estão em ordem de prioridade para uso:

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença de evolução crônica que acomete, isoladamente ou em associação, a pele e as mucosas do nariz, boca, faringe e laringe. É causada por protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelas fêmeas dos insetos conhecidos genericamente como flebotomínios.

No Brasil, a LTA acomete principalmente as populações rurais do norte, nordeste e centro-oeste.

Esta doença apresenta-se sob três formas anatomo- clínicas principais:

1) Leishmaniose cutânea (LC);

2) Leishmaniose cutânea-mucosa (LCM),

3) Leishmaniose cutâneo-difusa (LCD)

Agente etiológico

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença causada por parasitos do gênero Leishmania Ross, 1903. Es- te é um protozoário digenético que tem seu ciclo biológico realizado em dois hospedeiros, um vertebrado e um inver- tebrado (heteroxeno). Os hospedeiros vertebrados incluem grande variedade de mamíferos: roedores, edentados (tatu, tamanduá, pregui- ça), marsupiais (gambá), canídeos e primatas, incluindo o homem. Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, família Psychodidade, subfamília Phleboto- minae, gênero Lutzomya. Nestes insetos ocorre parte do ciclo biológico do parasito.Atualmente são conhecidas várias espécies de Leishma- nia que causam a leishmaniose tegumentar e um sem-núme- ro de amostras deste parasito ainda não estão caracterizadas. Neste capítulo nos deteremos as espécies que provo- cam doença no homem, particularmente as que ocorrem no

Brasil:

1. Leishmania (Viannia) braziliensis;

+ 2. Leishrnania (Eannia) guyanensis;

3. Leishmania (Viunnia) lainsoni;

4. Leishmania (Ilannia) shawi;

5. Leishmania (Eannia) nao;

6. Leishmania (Viunnia) amazonensis;

A doença manifesta-se inicialmente na pele, quando surge, no local da picada, uma pápula, nódulo ou simples enduração, após um período de incubação de três a oito semanas. Esta lesão inicial freqüentemente se ulcera e fica recoberta por crosta. A lesão ulcerada progride e atinge três a doze centímetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com