TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ancylostoma Braziliensis

Monografias: Ancylostoma Braziliensis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

Ancylostoma Braziliensis (INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TEMA)

Ancylostoma braziliense é uma espécie de nematódeo do gêneroAncylostoma que pode causar o ancilostomíase e Larva migranscutânea. É um parasito comum do intestino delgado de cães e gatos. Em sua proliferação, mais comum em regiões de clima tropical e subtropical, por exemplo: praias.

Agente causador e sua contaminação.

Um parasita intestinal muito presente em animais é o agente causador deste distúrbio. Cães e gatos costumam transmitir a doença para os seres humanos através das fezes (cães e gatos, justamente por serem seres domésticos). Quando eles defecam liberam ovos do parasita. Ao entrar em contato com um ambiente(ambiente favorável) úmido e quente, estes conseguem se transformar em larvas em aproximadamente um dia. Estas larvas possuem força o suficiente para penetrar a pele humana quando há o contato.

Parquinhos com areia, tanques e praias são os locais onde mais frequentemente as pessoas pegam bicho geográfico. Este parasita não consegue atingir regiões profundas do nosso corpo, ficando restrito às camadas mais superficiais. Geralmente fica na região dos pés e deixa um nítido rastro por onde passa.

Como se descobre a doença (DIAGNÓSTICO)

As lesões são bem características e perceptíveis a olho nu. O parasita fica percorrendo a região afetada deixando um rastro incerto por onde passa. Diante da presença destes túneis avermelhados causados pelo parasita, as pessoas logo tendem a procurar por auxílio médico. A análise clínica e uma conversa com o paciente fazem com que o profissional já suspeite de um caso de bicho geográfico, ainda mais se a pessoa tiver tidocontato com areia de praia ou de parquinho nos últimos dias.

Não há necessidade de exames laboratoriais, basta uma análise clínica cuidadosa. Estes parasitas tendem a andar 5 cm por dia, podendo chegar a incríveis 15 cm por dia. Portanto, diante da presença destes túneis não há como restar dúvidas que se trata de tal parasitose. É caso raro, porém, algumas larvas podem chegar ao intestino humano através dos vasos sanguíneos. Nestes casos outros sintomas estarão presentes e o diagnóstico será mais detalhado. Após a certeza da causa do problema, deve-se dar início imediato ao tratamento mais adequado.

SINTOMAS

Após alguns dias ou até mesmo semanas depois da penetração, o bicho geográfico começa a produzir sintomas. Primeiramente uma pequena bolha aparece na região afetada. Ao se mover, umcaminho começa a ser feito pelo parasita e logo fica perceptível para o paciente. Uma erupção linear, saliente e tortuosa começa a crescer em extensão. É o verme se movendo. Ao final deste caminho sempre resta uma pequena mancha, local onde este fica repousando. Quando se move o bicho geográfico costuma produzir coceira e inflamação. Os pés, as nádegas, as pernas e as mãos são os lugares mais acometidos. Em crianças esta doença costuma ser ainda mais frequente, já que ficam horas brincado na areia. Portanto, alguns dos sintomas que podemos destacar são:

o

Caminhos tortuosos e avermelhados pela pele;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com