TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anitbiograma

Tese: Anitbiograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

ANTIBIOGRAMA

1 Introdução

Antibiograma é o teste realizado sobre meio de cultura sólido, em placas de Petri, na qual a suspensão da bactéria que se deseja testar é inserida com o auxílio de uma pipeta e espalhada de forma homogênea com a alça de Grigoski. Em seguida são adicionados discos de papel filtro contendo diferentes antibióticos a fim de descobrir se a bactéria é resistente ou sensível aos mesmos. O antibiograma deve ser padronizado quanto a: definição do tamanho (diâmetro) do halo para cada antibiótico; meio de cultura, devido às diferenças no potencial de difusão no meio; quantidade e metodologia para o espalhamento da suspensão bacteriana teste sobre a placa. Esse teste serve para medir a sensibilidade de determinada bactéria e determinar o melhor antibiótico a ser utilizado para cada isolado bacteriano. O antibiograma é indicado sempre que o microorganismo causador da infecção não tenha um comportamento definido em relação a determinadas drogas, com o objetivo de determinar a concentração inibitória mínima do antibiótico a ser testado, diante de uma bactéria.

2 Objetivos

Determinar a susceptibilidade do Staphylococcus epidermidis a diferentes antibióticos por meio da técnica de difusão em ágar.

Interpretar um antibiograma em função do diâmetro do halo de inibição de diferentes antibióticos.

3 Procedimentos

• Tomou-se cerca de 200 µL de suspensão bacteriana (bactéria Staphylococcus epidermidis) e colocou-se sobre a superfície estéril de uma placa contendo o meio de cultura.

• Com auxílio da Alça de Grigoski esterilizada (para esterilizar coloca-se sobre o fogo), a bactéria foi espalhada na placa cobrindo a superfície inteira de maneira uniforme.

• Distribuiu-se os 5 discos de antibióticos, um distante do outro, sobre a superfície da placa utilizando uma pinça estéril. Os antibióticos utilizados foram os seguintes: Ceftriaxona; Clotrimoxazol; Fentomicina; Norfloxacina

• Os discos foram levemente pressionados para fixá-los à superfície do meio e para que não se desprendessem durante a incubação.

• Fechou-se a placa, a qual foi incubada por 48 horas na temperatura de 37ºC.

• Foi medido o diâmetro dos halos formados para classificar a bactéria como sensível, intermediária ou resistente ao antibiótico utilizado.

4 Resultados e Discussão

Antibiótico Tamanho do halo (cm) Perfil de resistência

Ceftriaxona 2,2 Sensível

Clotrimoxazol 1,3 Intermediário

Fentomicina 1,1 Resistente

Norfloxacina 1,6 Sensível

No procedimento realizado, foram utilizados 4 antibióticos: Ceftriaxona 30mg, Clotrimoxazol 25mg, Fentomicina 10mg e Norfloxacina para testar a bactéria Staphylococcus epidermidis. Este teste foi feito para selecionar a bactéria como Sensível ou Resistente aos antibióticos. Pode-se perceber através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com