TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arco reflexo

Seminário: Arco reflexo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Seminário  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula.

Um arco reflexo contém 5 componentes básicos:

• Receptor: Os receptores variam de localização no organismo, porém todos apresentam uma função em comum: captar alguma energia ambiental e transformá-la em potenciais de ação. Por exemplo, receptores da retina captam luz, os da pele captam calor, frio, pressão, receptores do fuso muscular captam estiramento, etc...

• Nervo Sensorial: O nervo aferente conduz o potencial de ação gerado pela ativação do receptor para o SNC penetrando na medula espinhal por meio das raízes dorsais.

• Sinapse: poderá ser única no reflexo monossinaptico ou várias no reflexo polissinaptico

• Nervo motor: O nervo eferente conduz potenciais de ação do SNC para o órgão efetor deixando a medula a partir da raiz ventral.

• Órgão alvo: É o órgão efetuador, normalmente um músculo, capaz de

CLASSIFICAÇÃO DOS REFLEXOS

Os arcos reflexos podem ser segmentares ou intersegmentares.

Um reflexo segmentar é aquele em que o arco reflexo passa através apenas de um pequeno segmento do SNC, participando deste circuito o receptor, o neurônio aferente, a sinapse no SNC, o neurônio eferente e o órgão efetuador. São exemplos de reflexos segmentares: o reflexo luminoso pupilar e o reflexo miotático.

Um reflexo intersegmentar é aquele em que são utilizados múltiplos segmentos do SNC, participando do circuito o receptor, o neurônio aferente, a sinapse com o neurônio internuncial, o neurônio internuncial, a sinapse com o neurônio eferente, o neurônio eferente e o órgão efetuador. A resposta de propriocepção consciente é um bom exemplo desse tipo de reflexo, pois potenciais de ação sensoriais podem penetrar na medula lombar, e ainda percorrer todo o trajeto da medula até atingir o córtex cerebral. A resposta motora retorna aproximadamente ao longo da mesma via intersegmentar.

Os reflexos também podem ser classificados de acordo com a sua localização no Sistema Nervoso Central em Reflexos Medulares e Reflexos bulbares.

REFLEXOS BULBARES

Envolvem a estrutura do bulbo no tronco encefálico e representam reflexos responsáveis pelo controle do sistema cardiovascular e respiratório

REFLEXOS MEDULARES

Os Reflexos medulares podem ser dois tipos: proprioceptivos ou exteroceptivos.

Reflexos Medulares Proprioceptivos

Os reflexos proprioceptivos são originados de receptores presentes nos músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Este tipo de reflexo, que dá origem à impulsos conscientes e inconscientes, permite controlar o equilíbrio do animal e manter seus membros sempre na posição anatômica de conforto. As informações dadas por esses receptores permitem, por exemplo, desviar a cabeça de um galho sem saber precisamente a distância para passar e permitir atividades importantes como andar, e criar uma posição para exercer alguma atividade.

O impulso consciente atinge o córtex cerebral fazendo com que o animal reconheça a localização espacial do corpo , atividade muscular e movimentos articulares, posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar à visão.

O impulso inconsciente é utilizado para a regulação reflexa da atividade muscular sem que seja percebido pelo animal, e estão relacionados principalmente com e as reações posturais que favorecem o equilíbrio.

Exemplos:

• Reflexo miotático

Segundo alguns autores o reflexo miotático pode ser considerado um reflexo proprioceptivo.

Os reflexos miotáticos são característicos da musculatura esquelética controlados por órgãos receptores presentes nos músculos esqueléticos e nos tendões.

Existem 2 tipos de reflexo miotático: o reflexo miotático de estiramento e o reflexo miotático inverso.

O reflexo miotático de estiramento é controlado pelo receptor Fuso Muscular presente nos músculos esqueléticos. O arco reflexo do reflexo miotático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com