TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arteriografia

Resenha: Arteriografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

A arteriografia, ou angiografia é um método de diagnóstico radiológico minimamente invasivo que procura visualizar a parede das artérias focalizadas, para estudar as doenças arteriais ou doenças com importante participação arterial. Este exame exige que seja injetado um contraste rádio-opaco no interior das artérias, para permitir a visualização do vaso sanguíneo em causa. Se houver uma obstrução (entupimento) completa de uma artéria, o contraste não passa além dela e, assim, não permite observar a extensão da lesão, nem avaliar a parede da parte da artéria que se segue à obstrução. É um exame radiológico das artérias, que são vasos sangüíneos. Para tornar as artérias visíveis na radiografia, um tipo de corante, conhecido como “meio de contraste”, é injetado no paciente. Um pequeno tubo flexível esterilizado, ou cateter, é introduzido no sistema arterial, geralmente na região da virilha, onde a artéria se encontra próxima da pele e pode, quando necessário, ser comprimida contra o quadril atrás dela. Às vezes outras áreas são utilizadas, tais como o braço. Injeta-se o meio de contraste é injetado, então, no sistema circulatório e obtêm-se imagens radiográficas. O exame utiliza radiação ionizante (Raio X) e que tem por finalidade estudar e tratar artérias ou veias dos órgãos internos e extremidades, permitindo detectar alterações nomeadas apertos ou dilatações das mesmas. Este exame pode diagnosticar e avaliar a gravidade de doenças que acometem as artérias, como a aterosclerose os aneurismas e as más formações. A arteriografia poderá ser realizada na artéria aorta, artérias cerebrais, artérias periféricas. Ela também poderá ser eletiva ou emergencial.

 Arteriografia eletiva: indicada para o diagnóstico e avaliação da gravidade da aterosclerose em diversos territórios arteriais, como: artérias cerebrais (doença vascular cerebral), aorta e as artérias periféricas (mesentéricas, renais e dos membros inferiores). Outras indicações da arteriografia incluem a investigação de aneurismas e má formações arteriais.

 Arteriografia de emergência: indicada para doenças agudas que acometem as artérias como: dissecção aórtica aguda, as embolias (coágulos provenientes de outros locais, que entopem as artérias) ou trombose (formação de um coágulo e uma placa de gordura na parede da artéria).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com