TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artologia

Casos: Artologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 6

Articulação

Definição:

O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular. O Sistema Articular formado por um conjunto de articulações, ponto de contato entre dois ou mais ossos. Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos).

O sistema esquelético determina nossa estrutura (tamanho e forma do corpo humano) em conjunto com hábitos alimentares, nível de atividade física e postura. Suas principais funções são: formação de alavancas para o aumento de forças ou velocidade dos movimentos, suporte, proteção, armazenamento de gordura e minerais, e formação de células sanguíneas.

Existem vários tipor de articulações, mas as mais presentes em nosso corpo são as sinoviais, que podem ser classificadas conforme a quantidade de movimento permitido, tipo e tamanho dos ossos, formas de contato entre as superfícies articulares, e planos e eixos de movimento.

Estas características proporcionam seu potencial de movimento e função: uma das articulações mais estáveis do corpo humano é o quadril, pois possui bom suporte muscular, capsular e ligamentar, além dos efeitos da gravidade e do vácuo da articulação (grande união entre as estruturas).

O ombro, por sua vez, é uma das articulações menos estável, suprido pela cápsula e músculos, possui contato articular menor, devido ao formato dos ossos e superfícies articulares reduzidas.

As articulações sinoviais possuem uma camada de cartilagem em suas superfícies articulares, nutrida pelo líquido sinovial (espécie de óleo lubrificante), permitindo a estabilidade e distribuição das cargas sobre as superfícies com redução dos estresses de contato pela metade.

Classificação das articulações:

1.Articulações Fibrosas (sinartoses)

- sindesmose (presença de membrana interóssea);

- sutura (maioria dos ossos do crânio)

- gonfose (entre os alvéolos e os dentes);

2. Articulações Cartilagíneas (anfiartroses)

- sincondrose (entre as epífises e diáfises ósseas)

- sínfise (presença de discos fibrocartilagíneos)

3. Articulações sinoviais (diartroses)

As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Permitem amplo movimento e, as suas células interiores (situadas dentro da articulação) produzem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e absorção do impacto.

Classificam-se de acordo com o movimento em :

Uniaxial – somente um eixo de rotação a. Gínglimo – art. rádio-ulnar proximal Biaxial – dois eixos de rotação

a. Condilar – art. do punho

b. Selar – art. carpometacárpica-polegar

Poliaxial – três eixos de rotação

a. Articulação do quadril

b. Articulação do ombro

Tipos de movimentos:

- Movimento Deslizante

- Movimentos Angulares (Flexão – Extensão - Abdução – Adução – Rotação - ...)

Componentes das Junturas Móvéis:

- Ligamentos

- Cápsulas Articulares

- Líquido Sinovial

- Bainha Sinovial dos tendões

- Bolsas Sinoviais – subcutânea, submuscular, subtendónea

Articulações Do Joelho

Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta. De acordo com o grau ofertada,as articulações diartrose podem classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas. Sinoviais – Possuem um espaço entre os ossos e são separadas de acordo com eixos de movimentos: Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos): Gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelos. Gínglimo ou dobradiça atípica: Joelho (pequena rotação) Trocóide ou pivô (permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro fixo): articulações rádio-ulnar e atlanto-axial. Plana ou artróida (deslizamento para frente e para trás):articulações dos ossos carpais e tarsais, articulações da mandíbula Biaxial (2 eixos, 4 movimentos): Condilar ou Elipsóide (extremidade côncava em contato com outra convexa, limitando o movimento): articulações atlanto-occipital e entre o punho e o carpo. Selar (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundação): articulação carpo-metacarpal do polegar. Triaxial, esferoide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulações do quadril, Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulação do ombro. Fibrosas ou sinfibrosas – articulação fibrosa é aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser: Suturas, Dentadas, Escamosas, Planas Gonfoses – articulações fibrosas que ocorrem entre cavidades e saliências (ex. dentes e maxila, dentes e mandíbula) Sindesmoses – articulações fibrosas ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso – membrana interóssea (ex. rádio e ulna; tíbia e fíbula) Cartilaginosas – são as articulações que apresentam cartilagem entre os ossos, podendo ser: Sincondroses – ossos que aderem por cartilagem hialina que mais tarde ossifica; Sequência: osso-cartilagem-osso (ex. sacro e cóccix) Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso (ex. articulações entre corpos vertebrais) A principal característica das sinartroses é a sua quase que total imobilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com