TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças Sexualmente Transmissíveis

Pesquisas Acadêmicas: As Doenças Sexualmente Transmissíveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  3.650 Palavras (15 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 15

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).

Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças acometem principalmente o público jovem, tanto de países em desenvolvimento como industrializados, conseqüência de vários fatores de relevância familiar e governamental: a promiscuidade (descuido) individual com a saúde e a carência ou mesmo a falta de programas educativos.

De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.

Algumas das principais DSTs:

Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.

Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.

Tricomona – Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.

Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.

AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas avermelhadas na derme.

Sddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

As doenças sexualmente transmissíveis tornaram se bastante comuns nos dias de hoje, o desuso da camisinha e a falta de cuidado são as principais razões para que cada ano milhares de pessoas sejam diagnosticadas com DST (doenças sexualmente transmissíveis). Muitas delas podem ser tratadas e até curadas, no entanto outras põe a vida de pacientes em risco, tal como HIV. Em umComo.com.br vamos explicar quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e como as prevenir.

Foto: tandildiario.com

Imprimir 2 Twitter 1 Facebook 0 Google +

• Vírus da papiloma humana HPV

________________________________________

O vírus da papiloma humana, conhecido com as siglas HPV, é uma doença de transmissão sexual mais comum e bastante contagiosa por causa da grande quantidade de variações que ela tem. O HPV agrupa mais de 100 tipos de infeções diferentes, das quais aproximadamente 40 se transmitem durante o contato intimo: sexo oral, vaginal e anal.

O vírus da papiloma humana pode se apresentar em forma de verrugas genitais, e dependendo do tipo, pode vir a desenvolver se e provocar câncer do útero nas mulheres. É possível prevenir e livrar se do HPV tomando consciência e seguir algumas recomendações de segurança durante o contato sexual.

• Herpes Genital

________________________________________

Causado por um vírus de herpes simples do tipo 1, o herpes genital é uma DST altamente contagiosa que hoje em dia já faz parte da lista das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Isto porque esta doença pode estar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, muitas pessoas praticam sexo sem proteção, contraindo e propagando a doença rapidamente.

A doença pode ser contraída, não só pela penetração vaginal e anal, pode ser também contraída com a pratica do sexo oral com alguém que tenha herpes simples do tipo 1 na boca, que em contato com a zona intima, torna-se herpes genital. Por isso é importante saber como prevenir esta doença e manter a nossa saúde sexual. Saiba também como ajudar a curar o herpes genital com alguns remédios caseiros.

• Gonorreia

________________________________________

A gonorreia é o resultado do contagio de bactérias que, graças à umidade na área genital, cresce e se espalha facilmente, apresentando sintomas dentro de 1 a 14 dias após de ser infetado.

De entre todas as DST, a gonorreia tem um tratamento relativamente fácil e eficaz, no entanto se não for tratada a tempo pode gerar determinadas complicações como a infertilidade na mulher e epididimita em homens, por isso prevenir esta doença é fundamental para a sua saúde intima.

• Clamidia

________________________________________

A clamídia é uma DST bacteriana mais comum de todas, isto porque nem sempre são manifestados os sintomas, se não for controlado por um genecologista ou urologista pode passar bastante tempo sem desconfiar da sua existência.

Felizmente tem tratamento com antibióticos bastantes eficaz, no entanto tem que ser tratado a tempo para não levar a dor pélvica crônica e infertilidade.

• Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

________________________________________

De todas as doenças sexualmente transmissíveis, HIV é uma das mais perigosas. Esta DST afeta o sistema imunitário do paciente, enfraquecendo o paciente ao ponto que uma simples gripe poder levar à hospitalização e até mesmo à morte.

Quando o HIV avança e o sistema imunológico do paciente começar a ceder, passa a sofrer de SIDA. O contagio do HIV pode ser prevenido com o uso de camisinha durante os encontros sexuais vaginais e anais, e a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com