TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atomo De Cobalto

Ensaios: Atomo De Cobalto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Átomo de Cobalto (Co)

O cobalto (Co), por ser um elemento tóxico, causava muitas doenças aos mineiros que extraíam outros metais, porém o Co degradava esses metais, daí o nome cobalto que vem de alemão “kobold”, ou espírito maligno. Os antigos mineiros acreditavam que um duende roubava a prata (Ag) e colocava no lugar o cobalto que na época não tinha valor comercial.

O Co é um metal dúctil (pode ser transformado em fio), é maleável, duro quando sólido, tem coloração prata azulada esbranquiçada, normalmente é encontrado com o níquel (na qual são muitos semelhantes), seu raio atômico é de 152 pm, ele tem um grau de dureza de 5,0, sua densidade é de 8900 kg/m3, possui estrutura cristalina, está encontrado na família 9, seu peso atômico é de 59, número atômico de 27. Ponto de fusão de 1495 oC e ebulição de 2927 oC.

Não há uma data certa para o descobrimento do cobalto, fontes dizem que foi entre 1730 e 1737. Sabe-se que quem descobriu o cobalto foi George Brandt na Suécia. Na época o Co não tinha muito valor comercial, porém nos estudos de Brandt, descobriu-se que este átomo dava uma coloração azulada ao vidro. A partir disso o Co valorizou-se.

Durante o século XIX, entre 70% e 80% da produção mundial de cobalto era obtida na fábrica norueguesa Blaafarvevaerket.

John Livingood e Glenn Seaborg descobriram o cobalto radioisótopo (Co-60) em 1938. Quando Ivan Smith e sua equipe construíram a primeira máquina de radioterapia, sendo utilizada pela primeira vez no paciente em 1951. Hoje o Co é utilizado contra o câncer, pis produz raios gama.

O cobalto pode ser encontrado junto com o cobre e o níquel. Os maiores produtores mundiais de Co é China, Zâmbia, Rússia e Austrália.

Ao manusear o Cobalto é necessário muitos cuidados, pois ele é um metal em pó muito inflamável. Além de ele ser tóxico, sua radiação causa câncer. Caso esse metal seja ingerido dentro de um corpo vivo, é eliminado muito lentamente, tornando-o um metal pesado, mas ele em pequeninas quantidades é um elemento químico essencial para muitos organismos vivos incluindo humanos, pois melhora a sensitividade da saúde, fonte da vitamina B12 (cianocobalamina).

Utilidades do cobalto:

· Usa-se ele em ligas metálicas, exemplo de turbinas de gás de aviões;

· Usa-se em imãs do tipo alnico em cintas magnéticas;

· É um catalisador em indústrias de petróleo e química;

· Revestimentos metálicos, devido sua resistência;

· Secantes para pinturas, em tintas e vernizes;

· Algumas tintas de cor azul ou verde;

· Eletrodos de baterias elétricas;

· Cabos de aço;

· O Co-60 é um radioisótopo, utilizado na medicina contra câncer.

Autor: Carlos Augusto Cabral Kramer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com