TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Cardio Hipertensão

Por:   •  5/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.724 Palavras (31 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 31

TRANSCRIÇÃO CARDIO – HIPERTENSÃO – 13/04/2016

O que é pressão arterial? É a pressão exercida pelo sangue na superfície interna das artérias, ou seja: nas paredes dos vasos e essa força vem também do batimento cardíaco e por conta disso nós não temos uma pressão constante. Dependendo da força do batimento, é o valor da pressão, então aquele paciente que tem a pressão 12x8, 12x8, 12x8 não existe. É 12x8, as vezes 13x8, 10x7 ela varia constantemente. E segundo a diretriz o que a gente considera normal são as pressões abaixo de 13x8: 135 pra pressão sistólica e 85 pra pressão diastólica. É isso o que a gente tem na diretriz. Um pouco acima disso a gente já começa considerar hipertensão, tá? Nós vamos considerar que a pressão sistólica é a pressão arterial exercida nas artérias durante a sístole e a diastólica, é a pressão exercida pela parede das artérias durante a diástole. Óbvio que a pressão sistólica é maior, pois é o momento de maior contração, e a diástole é valor mais baixo, pois é o momento do relaxamento ventricular.

Pressões acima de 14x9 são consideradas as pressões altas. Tem um conceito que a diretriz usa muito que é o nível pressórico óptico, (cadeiras arrastando... inaudível).

Um pouquinho de etiologia: 20% da população adulta, ou seja, 20% de pessoas acima de 20 anos têm pressão alta. É um numero relativamente elevado se a gente for considerar. Relaciona-se a 80% dos casos de AVE, então de todos os AVEs a pressão alta está relacionada com o caso, também é um número alto. E 60% das doenças isquêmicas do coração também estão relacionadas à hipertensão.

Uma pessoa com pressão normal tem uma chance de 90% de aos 50 anos desenvolver hipertensão, e isso vai levar muito em consideração os fatores modificáveis e não modificáveis, mas quanto mais velho a gente for ficando, maior a chance da gente desenvolver hipertensão.

Associada ao diabetes é o principal fator de risco pra população, sem contar os problemas cardiovasculares, e ai quando eu falo de doenças cardiovasculares, eu to falando das doenças isquêmicas e dos AVEs, então são fatores de risco extremamente importantes.

Por isso que o controle pressórico nos pacientes diabéticos é essencial, a gente precisa aferir de qualquer maneira. A gente fala muito de órgão alvo, e órgão alvo são basicamente esses em consequência da hipertensão, pacientes com nível pressórico alto, passam a desenvolver alterações principalmente nesses órgãos: que é a retina, as artérias, coração e cérebro. Então são 5 órgãos salvo que são importantíssimos. Paciente hipertenso de longa data quando a gente faz diagnostico, normalmente tendemos a investigar estes 5 órgãos alvos.

Pergunta: Professora, essa lesão na retina é aquela que o olho fica vermelhão, é?

Prof: Não, é particularmente a parte de papiledema das artérias, a gente começa a ver cruzamentos patológicos nas artérias e veias da retina. O olho vermelhão as vezes a gente pode ter umas hemorragias, elas as vezes ocorrem por pico hipertensivo. Essa é uma causa, mas não é a pior causa da lesão em retina. O problema das lesões em retina são as crônicas, aquelas que acontecem e vc não consegue reverter, pra uma hemorragia vc vem e consegue reverter e recupera. É igual o rim, vc começa a ter alterações renais crônicas e eu não consigo recuperar função renal. A artéria a gente começa a ter exemplos de formação de placas que eu não consigo recuperar depois. O coração é a mesma coisa, começo a ter hipertrofia  miocárdica, alterações nas artérias coronárias, então, quando temos alteração nisso aí a gente trata, mas não conseguimos recuperar.

Fatores Não Modificáveis: os mais importantes são hereditariedade, idade e Raça. Uma pessoa com pais hipertensos tem uma chance muito alta de desenvolver hipertensão. Quanto mais velho, maior a chance de hipertensão. Os pacientes negros tem uma tendência maior a desenvolver hipertensão.

Fatores Modificáveis: São aqueles que a gente tende a conversar com todos os pacientes em todas as consultas, seja consulta por causa da hipertensão ou não, a gente sempre vai estar falando pra ele modificar a obesidade, parar com o tabagismo, modificar a dieta parando com o excesso de sal, bebidas alcoólicas, sedentarismo e stress. É o que chamamos de MEV nas nossas consultas: modificação do estilo de vida. Sempre orientamos o paciente a acabar com estes fatores de risco modificáveis.

Eu vou estar falando de MEV em quase todas as aulas, a gente sempre vai estar falando disso. Tentar acabar com esses 6 fatores é importantíssimo.

Fisiopatologia

O que é pressão arterial? Pressão arterial envolve débito cardíaco e resistência vascular periférica. Aumentou débito, aumenta a pressão. Aumentou resistência vascular periferia, aumenta a pressão.

Nós temos fatores modificáveis e não modificáveis, que envolve tanto a genética, quanto os fatores externos. Alterações hormonais, o estrógeno tende a aumentar a resistência vascular periférica e com isso aumenta a pressão, além disso, o estrógeno pode aumentar a resistência a insulina, então aumenta a pressão. A própria resistência a insulina, stress, sedentarismo são fatores modificáveis que predispõe a hipertensão.

Tudo isso vai trabalhar dentro de função e estrutura cardíaca. Força, DC, RVP (Resistencia vascular periférica).

Quais são os principais mecanismos responsáveis pela fisiopatologia da hipertensão? Mecanismos neurogênicos, que são renina e angiotensina, alguns peptídeos vasoativos e o próprio endotélio que libera substancias vasoconstritoras e vasodilatadoras. E ai envolve DC e RVP.

Pergunta: Professora, eu não entendi bem aquela hora que você falou da relação da hipertensão com a diabetes.

Prof: A diabetes associada a hipertensão são fatores de risco muito altos pras doenças cardiovasculares, então eu tenho diabetes e tenho hipertensão: a hipertensão causa algumas complicações que associada as alterações que a diabetes também causa aumenta muito o risco dessas doenças cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com