TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Patologia Tema 1

Casos: Ava Patologia Tema 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  3.502 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito de patologia pode ser definido como:

d. O estudo das doenças, que pode ser definido por diferentes métodos clínicos, bioquímicos, fisiológicos e imunológicos.

Resposta correta: O estudo das doenças, que pode ser definido por diferentes métodos clínicos, bioquímicos, fisiológicos e imunológicos.

Comentário sobre a resposta correta: A Patologia é o estudo das doenças. Doença é a perturbação da saúde, isto é, o mal-estar causado por distúrbio físico (orgânico), mental ou social. Perde-se o equilíbrio das funções vitais do organismo. O estudo das mais variadas doenças pode ser feito por diferentes métodos clínicos, bioquímicos, fisiológicos e imunológicos, abrangendo o estudo completo das doenças.

Correto

Sabemos que a unidade fundamental do ser vivo é a célula. Quais são os principais componentes estruturais e funcionais da célulaque contribuem de forma decisiva para a saúde do indivíduo?

d. Membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Resposta correta: Membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Comentário sobre a resposta correta: Cada célula é circundada por uma membrana plasmática, que protege o meio intracelular e cria uma barreira contra todas as interferências prejudiciais ao seu redor. Encontramos nela estruturas essenciais para a manutenção da vida. O citoplasma contempla todas as estruturas vitais das diferentes funções celulares como: respiração, digestão, síntese proteica, entre outras, e o núcleo é o responsável pela reprodução celular e pela manutenção da vida.

Correto

Question3

Notas: 1

Os receptores celulares:

.

a. São estruturas proteicas da membrana plasmática e nuclear, em que diferentes compostos biológicos, como os patógenos, agentes químicos, fármacos e até hormônios, se ligam para exercer suas diferentes funções na célula.

Resposta correta: São estruturas proteicas da membrana plasmática e nuclear, em que diferentes compostos biológicos, como os patógenos, agentes químicos, fármacos e até hormônios, se ligam para exercer suas diferentes funções na célula.

Comentário sobre a resposta correta: Os receptores de natureza proteica podem aparecer na membrana e no núcleo celular. Quando inseridos na membrana, favorecem a ligação de substâncias hidrofílicas; quando no núcleo, ligam-se a substâncias de natureza lipofílica.

Correto

stion4

Notas: 1

Com relação às estruturas vitais encontradas no citoplasma celular, podemos afirmar que:

e. Todas as alternativas estão corretas.

Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas

Comentário sobre a resposta correta: O citoplasma (ou citosol) é a região da célula onde se encontram as organelas citoplasmáticas, citoesqueleto, depósitos de hidratos de carbono, assim como proteínas, lipídios, íons e pigmentos. As organelas citoplasmáticas realizam diferentes funções, assim, as mitocôndrias são essenciais para a respiração celular, o retículo endoplasmático liso e rugoso, lisossomos, peroxissomos e o complexo de Golgi são responsáveis pela síntese de proteínas, digestão celular e acúmulo de substâncias essenciais à manutenção celular.

Correto

Question5

Notas: 1

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

Com relação ao sistema imunológico, podemos afirmar:

( ) Quando diferentes micro-organismos entram em contato com nosso corpo, o sistema imune identifica os antígenos (agentes patogênicos) e se arma como um verdadeiro exército composto por células e componentes moleculares.

( ) A imunidade inata (que nasce com o indivíduo) é a primeira linha de defesa contra organismos invasores, enquanto a imunidade adquirida ou adaptativa age como uma segunda linha de defesa e também protege contra reexposição ao mesmo patógeno.

( ) O sistema imune adaptativo requer algum tempo para reagir contra um organismo invasor, enquanto o sistema imune inato inclui sistemas de defesa que, em sua maior parte, estão constitutivamente presentes e prontos para serem mobilizados em uma infecção.

( ) O sistema adaptativo não possui memória imunológica, que aparece no caso de vacinas. Ao contrário, o sistema imune inato possui memória imunológica, visto que ele “lembra” que já encontrou um organismo invasor e reage mais rapidamente à exposição subsequente do mesmo organismo.

e. V, V, V, F.

Resposta correta: V, V, V, F

Comentário sobre a resposta correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com