TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOESTIMULAÇAO

Resenha: BIOESTIMULAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  206 Visualizações

3.2 Bioestímulo

A bioestimulação de microorganismos é uma técnica utilizada “in situ” quando existe uma população nativa capaz de degradar os poluentes presentes e as condições ambientais estão limitando as taxas de biodegradação. Descoberta as necessidades físico-químicas para a atividade microbiana a adição de agentes estimulantes como nutrientes, biossurfactantes e oxigênio (bioventilação) podem ser utilizados para melhorar a eficiência da atividade microbiana em relação à biodegradação dos poluentes (ALMEIDA, 2009). Nos próximos sub-tópicos segue a análise dos agentes estimulantes citados.

3.2.1 Nutrientes

Os hidrocarbonetos servem como fonte de carbono para os microorganismos sendo um elemento vital para o crescimento e desenvolvimento dos mesmos. Entretanto, outros nutrientes também são necessários como os macronutrientes e os micronutrientes (ALMEIDA, 2009).

Dentre os macronutrientes o nitrogênio é imprescindível para a síntese de proteínas, de ácidos nucléicos e de componentes da parede celular e o fósforo é fundamental na síntese de ATP, de ácidos nucléicos e da membrana celular. Os micronutrientes como ferro (Fe), alumínio (Al), cálcio (Ca), manganês (Mn), magnésio (Mg) e cobre (Cu) atuam como cofatores de reações enzimáticas (LIEBEG; CUTRIGHT, 1999).

Por serem, o nitrogênio e o fósforo, considerados fatores limitantes da degradação microbiana a sua utilização deve ser feita após estudo preliminar onde as possíveis fontes de nutrientes e suas melhores relações C:N:P (Carbono, Nitrogênio e Fósforo respectivamente) devem ser definidas, visto que cada ambiente apresenta características e deficiências distintas, o que pode influenciar na disponibilidade destes nutrientes aos microrganismos

...