TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR

Pesquisas Acadêmicas: BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 10

BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

COMPONENTE ESTRUTURAL DO MODELO DE DNA.......................................4

IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DA BIOLOGIA MOLECULAR........................7

CONCEITOS BIOLÓGICOS, MOLECULARES E AS SUAS APLICAÇÕES NA SOCIEDADE CIVIL E SOCIEDADE CIENTÍFICA..................................................9

PROTOCOLO METODOLÓGICO DE EXTRAÇÃO DE DNA..............................11

CONCLUSÃO............................................................................................................15

REFERÊNCIAS.........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

Os estudos feitos pela biologia, são frequentemente questionados, avaliados e feitas novas intervenções, em muitas partes do mundo. O avanço tecnológico, contribui para que as pesquisas tenham uma taxa mínima de erros relacionados aos dados de informações e diagnósticos, por isso, se faz necessário um estudo constante, da complexidade do DNA e seus componentes, e sua importância na vida de forma geral do nosso planeta.

COMPONENTE ESTRUTURAL DO MODELO DE DNA

DNA

O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos que apresentam características próprias, permitindo, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los.

O DNA (ácido desoxirribonucleico), é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias:

- Base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que, estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina.

- Um grupamento fosfato.

- Um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose.

Os nucleotídeos estão organizados através de ligações que permitem a formação de duas fitas torcidas unidas entre si por ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) entre suas bases nitrogenadas, por isso costuma-se denominar a estrutura do DNA como sendo uma dupla hélice. Esse modelo estrutural do DNA foi apresentado em 1953, por Watson e Crick e valeu a eles o prêmio Nobel de medicina ou fisiologia em 1962.

FUNÇÕES DESTES COMPONENTES

Bases nucleicas do DNA Adenina A adenina (A) é uma das quatro bases nucleicas usadas na formação dos nucleotídeos dos ácidos nucleicos DNA e RNA. A adenina forma a adenosina (um nucleósido) quando ligado à ribose, desoxiadenosina quando ligada a desoxirribose, e forma a adenosina trifosfato (ATP), quando três grupos fosfato são adicionados à adenosina. A adenosina trifosfato é usada no metabolismo celular como um dos métodos básicos de transferir energia química entre reações.

Timina Timina (T) é uma das quatro bases nucleicas, conhecida também com 5-metiluracilo,

podendo ser derivados por metilação de uracil no carbono 5. No DNA, a timina se liga com a adenina por duas ligações de hidrogênio, que estabilizam as estruturas de ácido nucleico.

Ela combina com desoxirribose cria a nucleósido desoxitimida podendo ser forforilda com até três grupos de ácido fosfórico.

Guanina

Guanina (G) é a base azotada complementar da citosina, ligando-se a esta na estrutura de dupla hélice do ADN (ácido desoxirribonucleico) por três ligações de hidrogênio. . Quando ligado com outros compostos, a guanina é responsável por redes de sinalização intracelular, o que é importante para a comunicação dentro da célula.

Citosina A Citosina (C) pode ser descrita como uma substância cristalina, uma base nitrogenada, derivada do aminado da pirimidina cuja fórmula é a seguinte: C4H5N3O. É uma das bases que compõem o código genético.

Citosina tem a propriedade única na medida em que se liga na hélice dupla frente a uma guanina, um dos outros nucleótidos. Citosina tem uma outra propriedade interessante de que nenhum dos outros nucleótidos têm, é que muitas vezes na célula, citosina pode ter um químico adicional ligado a eles, um grupo metilo. E esta metilação do DNA em citosinas se que ajuda a regular os genes tentar ajudar transformá-los ligado e desligado.

IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DA BIOLOGIA MOLECULAR

O DNA constitui a formação de nossos genes, estruturas que representam nossas informações genéticas, e sua atuação, durante nossa vida, ocorre nas características transferidas de pai pra filho durante a reprodução (hereditariedade), isto acontece, pois o DNA forma o conjunto de cromossomos (cariótipo) que recebemos, é capaz de determinar coisas como: o tipo de cabelo, estatura, cor da pele e da íris dos olhos, a velocidade de crescimento e etc. Recebemos esses genes de nossos pais e durante a reprodução passamos para nossos filhos, através dos gametas sexuais, a normalidade ou anormalidades como síndromes cromossômicas, ocasionadas pelas alterações mutagênicas, polissomias ou monossomias. Na espécie humana, as células possuem 23 pares de cromossomos, estes, também determinam o gênero sexual do indivíduo. O gene corresponde a uma região específica da molécula de DNA, determinando, de acordo com as sequências presentes naquela região, a produção de um RNA que enviará a mensagem para a produção de determinada proteína. Desta forma, temos a

produção celular de substâncias como enzimas, anticorpos, hormônios e outras tantas substâncias fundamentais para nossa subsistência.

O Estudo mais aprofundado nos fornece uma base de dados muito ampla, e levaram aos estudiosos várias descobertas desde a clonagem (Dolly). Apesar desses casos ganharem destaques na mídia e instigarem tanto a comunidade científica como a população, através de debates que colocam a prova o código de ética e a ética médica, a clonagem natural já existe há tempos. Finalmente, em 2001, cientistas do mundo divulgaram o mapeamento de 99% genoma humano com uma precisão de 99%.

CONCEITOS BIOLÓGICOS, MOLECULARES E AS SUAS APLICAÇÕES NA SOCIEDADE CIVIL E SOCIEDADE CIENTÍFICA

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com