TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bietica

Tese: Bietica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1- Uma atitude Moralmente aceitável é determinada pelas melhores razoes para realizá-la. A frase refere-se a qual conceito.

Conceito mínimo de moralidade e a constituição do agente moral.

2- O julgamento de Nuremberg ocorrido em 1945/1946 foi o responsável pela criação do código de Nuremberg (1947). Quais foram os dez principais itens apresentados neste código?

1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. Isso significa que a pessoa envolvida deve ser legalmente capacitada para dar o seu consentimento; tal pessoa deve exercer o seu direito livre de escolha, sem intervenção de qualquer desses elementos

2. O experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade, os quais não possam ser buscados por outros métodos de estudo, e não devem ser feitos casuística e desnecessariamente. 3. O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação animal e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo, e os resultados conhecidos previamente devem justificar a experimentação.

4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo o sofrimento e danos desnecessários, físicos ou mentais.

5. Nenhum experimento deve ser conduzido quando existirem razões para acreditar numa possível morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, no caso de o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o pesquisador se propõe resolver.

7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade, mesmo remota, de dano, invalidez ou morte.

8. O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas. Deve ser exigido o maior grau possível de cuidado e habilidade, em todos os estágios, daqueles que conduzem e gerenciam o experimento.

9. Durante o curso do experimento, o participante deve ter plena liberdade de se retirar, caso ele sinta que há possibilidade de algum dano com a sua continuidade.

10. Durante o curso do experimento, o pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos em qualquer estágio, se ele tiver razoáveis motivos para acreditar que a continuação do experimento causará provável dano, invalidez ou morte para o participante.

3- Explique os 4 princípios relacionados com a Ética Biomédica.

* Beneficência: Agir para o bem do cliente em todos os níveis da assistência a saúde.

* Autonomia: Assegurar o direito das pessoas de terem ponto de vista próprios, fazer escolhas e tomar atitudes baseadas em valores e crenças pessoais.

* Não Maleficência: Obrigação de não causar dano intencionalmente.

*Justiça: Distribuição adequada de ônus e dos benefícios sociais é o principio que representa e articula as necessidades da sociedade.

4- Como diferenciar os termos Persuasão, Coerção e manipulação.

* Persuasão: É uma maneira de influenciar onde uns convencem os outros pelo uso da razão.

* Coerção: Induzir ou pressionar alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

* Manipulação: Tentar tirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com