TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimiaca

Ensaio: Bioquimiaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Ensaio  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

Questão 1

a) O Catabolismo refere-se ao processo o qual leva a quebra ou degradação de compostos em moléculas menores, mais simples, tais como o íon lactato, etanol, etc. As vias catabólicas são invariavelmente acompanhadas por uma rede de liberação de energia livre, e uma das metas do metabolismo é capturar pelo menos alguma desta energia sob a forma de compostos de alta energia, como a adenosina trifosfato (ATP). O catabolismo é a fase degradativa do metabolismo; nela, as moléculas orgânicas nutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas provenientes do ambiente ou dos reservatórios de nutrientes da própria célula são degradados por reações consecutivas em produtos finais menores e mais simples.

b)

c) Os seres vivos, sem exceção, necessitam da absorção de energia para poder sobreviver. É por esta razão que nos alimentamos, pois são os alimentos que, através da digestão e das transformações químicas que ela possibilita, nos fornecem a energia necessária para realizarmos as funções vitais de nosso organismo: crescimento, locomoção, reprodução, entre outras. Portanto, a energia que vem da nossa alimentação é responsável pelo funcionamento do cérebro, pela atividade muscular, pelos batimentos cardíacos, até pelo crescimento dos cabelos e das unhas.

Em outras palavras, ENERGIA é a capacidade que temos de executar uma ação, e para que isso aconteça nossas células têm que possuir a quantidade de energia suficiente para que possamos “funcionar”

Entre os alimentos, a maior fonte de energia são aqueles ricos em lipídios (ácido graxo e glicerol), pois possuem o conteúdo energético mais alto que o de alimentos relativamente isentos de gordura. Os lipídios são a nossa reserva de energia e podem ser encontrados nas gorduras em geral, como o óleo, o azeite, a manteiga, a margarina, o amendoim, as castanhas, o coco e o abacate. Mas apesar das gorduras serem a maior fonte de fornecimento de energia, a nossa primeira e principal fonte são os carboidratos.

Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio ([C(H2O)]n) e são encontrados nos cereais, arroz, milho, farinha, macarrão, pão e em vegetais que contêm fécula como batata, mandioca ou inhame. O carboidrato mais importante na biologia é a glicose (C6H12O6), e é dela que primariamente o nosso corpo se utiliza como fonte de energia. É um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes

Como o organismo extrai a energia dos alimentos?

A extração de energia dos alimentos é feita por um processo denominado oxidação biológica, que é um processo brando e feito em etapas sucessivas, basicamente em três estágios:

Estágio 1: Digestão e absorção de alimentos

Estágio 2: Oxidação biológica dos nutrientes

Estágio 3: Oxidação seguida da obtenção de ATP por óxido-redução

Portanto, o desprendimento de energia contida nas ligações químicas dos elementos das moléculas combustíveis é capturado num composto chamado de Adenosina Tri Fosfato, ou ATP. A energia do ATP é gasta nos diversos processos endergônicos (gastam energia) da célula. A energia obtida é constantemente utilizada, o que obriga o organismo humano a rebalancear as suas reservas, com o consumo de mais alimento.

2.a) ácido graxo a partir de glicose

Sim, utilizando as vias: glicose=>piruvato=>acetil-CoA=>ácido graxo

proteína a partir de glicose Seria possível sintetizar alguns aminoácidos glicogênicos

glicose a partir de ácido graxo

Não, pois, a conversão piruvato acetil-CoA é irreversível.

proteína a partir de ácido graxo

Não

glicose a partir de proteína

Não, a partir de glicose são produzidos apenas aminoácidos não essenciais. Como

uma proteína contem, em geral, aminoácidos essenciais e não essenciais, a resposta é

negativa.

ácido graxo a partir de proteína

Sim, pelas vias: proteínasacetil-CoAácido graxo

Questão 4) GLICOGÊNESE

A glicogênese sempre ocorre após as refeições quando os níveis de glicose no sangue estão altos e essa glicose precisa ser armazenada na forma de glicogênio. O glicogênio nada mais é do que cada unidade de glicose ligada a outra, no caso por ligações α(1→4). O glicogênio tem ramificações de ligações α(1→6), o que veremos ser de extrema importância na glicogenólise.

É a maior reserva de polissacarídeos nos animais, sendo que os maiores depósitos estão no fígado e nos músculos, armazenados nos grânulos intracelulares que também contém as enzimas que irão catalisar tanto a síntese como a degradação.

Na verdade essa rota, é o acréscimo de unidades de glicose a uma cadeia glicogênica já existente. A síntese é composta de apenas 3 reações, onde inicialmente a glicose-6-fosfato sobre a ação da glicomutase e se transforma em glicose-1-fosfato. Na segunda reação entra um UTP e a glicose fica ligada ao UDP, que será liberado no momento em que a glicose vai se ligar a cadeia de glicogênio ainda não-ramificado. A ramificação é o próximo passo realizado pela enzima ramificadora, que transfere um fragmento de 6 a 7 glicoses, as extremidade não-redutora da cadeia para o grupo OH do carbono 6 de uma glicose, formando a ligação α(1→6), que será o ponto da ramificação.

GLICOGENÓLISE

Ocorre durante o jejum de breve a prolongado quando não há glicose disponível no sangue para gerar ATP. Nesse caso, o glicogênio armazenado é disponibilizado para a via glicolítica por meio da glicogenólise, que é a clivagem ou quebra sequencial das ligações entre as unidades de glicose armazenadas liberando assim a glicose.

A clivagem ocorre sempre na extremidade não redutora da cadeia, e o rompimento das ligações α(1→4) ocorre por fosforólise, liberando glicose-1-fosfato. Essas unidades de glicose são removidas uma a uma, até restarem 4 resíduos apartiro do ponto de ramificação α(1→6). Nesse caso 3 desses resíduos são transferidos para a extremidade não redutora de outra ramificação, ficando apenas um resíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com