TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blimia

Ensaios: Blimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

Bulimia

Caracterizada pela compulsividade

O bulímico, que é a pessoa que induz o vômito após comer, tem outra característica principal - a compulsividade. Ele não se retrai socialmente e, ao contrario da pessoa anoréxica, é participativo e ativo sexualmente.

São duas doenças que parecem ser tão similares (anorexia e bilimia) mas tem personalidades e posturas tão diferentes diante da vida.

Excesso de comida e excesso de regime

Obesidade, anorexia e bulimia são transtornos de excessos - o excesso de comida ou o excesso de regime. A compulsão é o ponto em comum. O obeso tem compulsão por comida, a anoréxica tem compulsão pelo jejum e o bulímico tem compulsão por induzir o vomito.

Lembra do que falei dos bebês, que praticamente só conhecem o mundo através do que lhe entra pela boca. Quando o bebê nasce mal enxerga pois ainda está desenvolvendo seus sentidos, e todas as suas necessidades são satisfeitas através de comida. Portanto a gente aprende, desde que nasce, que a comida supre nossas exigências. Aprendemos a ter o controle sobre o mundo usando a comida. Duvida? O que você faz quando um bebe chora? Logo verifica se ele está com fome. A primeira coisa que se faz com o bebê é dar comida, chupeta, ou colocar algo na boca dele. São os adultos que ensinam os bebes, ou seja condicionam os bebes a suprir suas carências com comida.

Esse condicionamento que a gente traz desde o berço acaba determinando a forma de lidar com a comida para o resto da vida.

Como tratar os transtornos alimentares

A boa noticia é que isso não precisa continuar eternamente assim! Você pode fazer a “Reestruturação Cognitiva” através de psicoterapia. Descobrindo onde está a ansiedade que lhe faz agir compulsivamente, descobrindo formas de se compensar saudavelmente e reaprender a lidar com a comida. Reaprender a lidar com seu corpo e sua auto-estima.

Psicoterapia

Eu gosto da palavra “aprendizado”. Tanto a Terapia Cognitiva como a psicanálise são aprendizados sobre você mesmo, sobre como você funciona, sobre como sua mente, seus pensamentos funcionam. A gente descobre quais são as crenças que fazem você agir dessa forma, o que acontece para que você se sinta dessa forma? Por que você é tão desanimado com a vida? Por que você quer tanto fazer uma série de coisas mas não consegue se mover de forma a fazer as coisas acontecerem.

Tanto a Terapia Cognitiva Omo a psicanálise trabalham no auto-conhecimento e no aprendizado de novas formas de lidar com tudo isso.

O psicoterapeuta funciona como um instrutor pessoal. É por isso que na terapia eu adoto o sistema do “Lição de Casa”. Eu oriento você a realizar tarefas, e para cada caso tem uma tarefa adequada, assim a terapia vai atuando durante toda a semana.

Você não fará psicoterapia só por uma hora por semana, mas faz terapia a semana toda, e volta ao consultório uma vez por semana. E este método potencializa os resultados e encurta o tempo da terapia, que não é mais de anos como antigamente. É um aprendizado que você leva para o resto da vida.

Auto percepção

Infelizmente nosso cérebro não é eficiente para perceber o mundo, ele também imagina muita coisa que não é verdade. Na pessoa depressiva a imaginação corre pra tudo que pode dar errado.

No caso dos transtornos alimentares a pessoa imagina seu corpo de uma forma muito distante da realidade. A anoréxica, que já está magrinha, sequinha, se olha no espelho e vê coxas grossas, barriguda.

Essa obsessão por um corpo esbelto é reforçada pelo ideal de beleza que está na mídia o tempo todo. Todas as “Giseles” e “Naomis” empurraram a idéia de um corpo magérrimo.

95% dos anoréxicos são mulheres. Elas tem fobia de comida. Se acham gordas mesmo que os ossos estejam aparecendo sob a pele. Tem mil truques para se livrar da comida, jogam a comida de seu prato fora sem que ninguém veja.

O pior, o que demonstra claramente seu estado de espírito: As anoréxicas se vangloriam de seus sintomas. Elas se sentem fortes porque conseguem resistir à tentação de um doce. E se colocam triunfantes porque as outras pessoas são fracas, não são resistentes como ela.

Percebeu o excesso de controle que essa pessoa precisa para se sentir segura? Todo excesso é prejudicial. Tira a pessoa do equilíbrio psíquico.

Não dá pra acreditar que essa pessoa é feliz com essa auto imagem tão deturpada.

O bulímico tem fases onde passa fome, e fases de comilança compulsiva. São aqueles momentos de ataque a um bolo inteiro. Isso é compulsão. Come um pão inteiro com manteiga. Essa alimentação com excesso é uma forma de se livrar da solidão, do vazio interior, e vencer esse estado de tensão que é insuportável.

Quem provoca vômitos faz isso por vergonha. Vergonha de ter comido. Vergonha de ter sentido fome.

O que essas pessoas não sabem é que os ácidos do estomago quando passam pela boca, durante o vomito, acabam estragando os dentes, provocam ulceras no esôfago e problemas cardiovasculares.

Bulímicos e anoréxicos são magros?

O interessante é que nem sempre a pessoa que tem bulimia é muito magrinha. A anoréxica é mais magra, Isso acaba enganando um pouco a família e os amigos, consideram que se a pessoa não esta abaixo do peso, não tem importância ter vomitado um pouco. Alias a família acha que vomitou só um pouco.

Porque as pessoas perdem o controle sobre seu comportamento?

Geralmente é por causa das frustrações do medo ou até do tédio. Tédio mata. Não é a primeira vez que eu falo sobre isso. Eu que sou uma estudiosa do stress sei bem que não fazer nada é tão prejudicial quanto fazer muito. Tédio é ausência de prazer pela vida. Viver por Viver. Esperar a morte chegar, se matar aos pouquinhos.

Por que você faz isso? Não tem pressa de morrer? Essa piadinha é velha. É muito usada por quem se defende porque fuma e diz que o cigarro mata aos poucos, esta bom porque ele não esta com pressa de morrer mesmo. Alias cigarro é outra compulsão.

A gente fala de vicio alimentar quando você não consome todas as calorias que ingere, isto significa que esta ingerindo mais do que precisa e se não consegue reduzir a comida é porque está viciado em comida.

Porque entramos na roda viva do emagrece e engorda?

Nós

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com