TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bretão

Artigos Científicos: Bretão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

PADRÃO RACIAL

O Bretão é um cavalo de tração de porte médio, com temperamento dócil e de fácil manejo.

Suas características morfológicas são as seguintes:

a) CABEÇA - Quadrada de tamanho médio, fronte larga, chanfro

largo e reto, às vezes levemente côncavo, olhos vivos, com olhar

de aparência dócil por causa do formato da pálpebra superior

ser bem triangular, as orelhas são pequenas, bochechas bem

fortes , ganachas pouco volumosas, mas bem abertas,

comissura labial pequena, lábios grossos , narinas amplas e bem

abertas mostrando a potência para respiração na hora do

esforço físico. (www.cavalo-bretao.com.br)

Os pêlos ao redor do focinho e dos lábios são importantíssimos

para ajudar na identificação da alimentação, e na sensibilidade

de percepção de objetos, se tirados o animal pode vir a se

machucar. (www.cavalo-bretao.com.br)

b) PESCOÇO – Inserção harmônica com a cabeça, forte, curto, de formato piramidal, de inserção baixa com o tronco, ligeiramente rodado, com crinas abundantes e que normalmente caem para os dois lados. (www.cavalo-bretao.com.br)

c) TRONCO – Espáduas ou paletas musculosas e inclinadas, mais para oblíquas. Cernelha forte e pouco pronunciada. Costado cilíndrico, amplo, com bom arqueamento de costelas. Dorso e lombo curtos, largos, retos e fortes. Garupa ampla, larga, dupla (dividida) e ligeiramente inclinada, própria para a função de empurrar na tração pesada. Cauda com implantação regular. Peito largo, forte e musculoso. Linha ventral próxima do chão. (www.cavalo-bretao.com.br)

d) MEMBROS - Fortes, bem aprumados, com articulações amplas e resistentes. Canelas curtas e secas, com sólida ossatura. Quartelas pouco inclinadas, boletos largos com presença de pelos na região posterior e na coroa dos cascos. Antebraços e coxas musculosos e possantes. Jarretes largos bem alinhados e de angulação ampla, coxas muito musculosas e formando um quadrado com a linha alta da garupa vistas de trás. Cascos grandes e fortes. (www.cavalo-bretao.com.br)

O comprimento dos pêlos nos boletos está ligado diretamente a linhagem e ao ambiente e clima que o animal vive, tem animais que possuem mais pelos, outros menos e quando vivem em ambientes úmidos ou chuvosos os pêlos ficam curtos. (www.cavalo-bretao.com.br)

e) PELAGENS - Alazã , castanha, e rosilha e suas variações, não sendo admitidas nos animais puros as pelagens tordilha, pampa e pseudo-albina. (www.cavalo-bretao.com.br)

f) ALTURA - Mínima de 1,52 m para machos e 1,47 m para fêmeas. Altura média desejada de 1,58m. Podem chegar a 1,70m.

(www.cavalo-bretao.com.br)

g) PESO - Média de 650 kg para fêmeas e 850 kg para os machos, podendo chegar a 1.100 kg. (www.cavalo-bretao.com.br)

h) ANDAMENTOS - Passo, Trote, e Galope, sendo o Trote ideal com movimentação ampla e desenvolta. (www.cavalo-bretao.com.br)

(www.cavalo-bretao.com.br)

FUNÇÕES DA RAÇA

O Bretão é considerada uma raça com múltiplas funções, as principais citamos à seguir:

1 ATRELAGEM : Hoje é o termo mais utilizado quando falamos de cavalos de tração. Significado: Atrelar um veículo ou implemento a um animal, seja para esporte, lazer ou trabalho. (www.n1cavalos.com.br)

Atrelagem para o Lazer: é feita com diversos tipos de veículos, dentro ou fora da fazenda, em desfiles pelas cidades, para passeios agradáveis com a família e amigos. No Brasil a maior tradição são os desfiles de romarias pelas cidades, organizadas por comunidades de uma região e também os desfiles dos eventos eqüestres, onde participam várias raças. (www.n1cavalos.com.br)

Atrelagem Esportiva: é muito praticada na Europa e na América do Norte, já considerado esporte há mais de 40 anos, começou a ser praticada no Brasil em 2007, através da ABCCB, com as provas de Maneabilidade-cones, e foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Hipismo no final de 2009, tendo hoje uma Associação ABRAT que a representa nas competições oficiais. (www.n1cavalos.com.br)

As competições oficiais internacionais são compostas das seguintes provas:

Adestramento: como na equitação clássica, é a prova feita em pista com as letras nas quatro laterais, onde são feitas figuras, e as passagens de passo para trote e galope. É avaliada também a apresentação do conjunto, tanto na parte técnica como na estética – arreios, veículo , animais, condutores e grooms. (www.n1cavalos.com.br)

Maneabilidade: Prova em pista de grama ou areia fina, em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens e obstáculos (água, ponte de madeira, etc), podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada) e/ou contra o tempo. (www.n1cavalos.com.br)

Maratona: Prova em campo aberto, de grande extensão de percurso, com velocidade estipulada, isto é, uma prova de regularidade. É a prova de resistência aonde se conduz ao trote e galope as atrelagens. (www.n1cavalos.com.br)

Tração: Provas de força, realizadas em pista de areia fina ou grama, onde se mede a força e a obediência do animal. Podem ser feitas com toras de madeira, ou com trenó carregado com pessoas ou com material pesado. É contra o tempo, mas existem várias penalidades durante a condução, que só pode ser feita com o comando da voz . (www.n1cavalos.com.br)

Existem também as provas de Tradição ou Elegância, que são baseados nos desfiles das realezas, onde tudo tem que estar impecável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com