TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Alimentar

Exames: Cadeia Alimentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar foi criada nos Estados Unidos. Indica a quantidade de certos alimentos que pessoas devem consumir diariamente. Ajuda a ingerir menos gorduras saturadas e colesterol, mais frutas, verduras, legumes e grãos além, de indicar o consumo moderado de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada por que ajuda na prevenção de doenças e também a manter o peso ou ate diminui-lo e faz muito bem à saúde.

Pirâmide alimentar

Como conservar os alimentos

Antigamente, quando não havia geladeiras, nem freezers, os alimentos tinham que ser cazados e comidos no ato, e as pessoas não podiam fazer muitos exercícios por que não se sabia quando haveria mais comida. Depois, descobriu-se que salgar ou defumar os alimentos para conserva-los eram métodos eficazes. Também se descobriu que congelados era bom, então enterrava-os na neve.

Recentemente, foram descobertos mais tipos de conservação e inventadas maquinas, como a geladeira e o freezer, que ajudam na conservação de alimentos. Alguns tipos de conservação de alimentos:

Congelamento ou resfriamento: Temperaturas próximas ou abaixo de 0°C retardam o crescimento e as atividades metabólicas dos microrganismos. No caso do congelamento, a menos de 0°C e no caso do resfriamento, próximas a 0°C.

Fervura: A temperatura alta é um dos métodos mais seguros e mais confiáveis, pois o calor é utilizado para matar dos organismos existentes em produtos alimentares em latas, jarras ou outros tipos de recipientes que não deixam que exista penetração de mais organismos depois de ferver.

Defumação: A fumaça desidrata os alimentos e eles se conservam por muito tempo.

Pasteurização: O processo de pasteurização é aplicado ao leite e também aos sucos de frutas. No entanto, como o tratamento não mata todos os microrganismos, é necessário guardar estes produtos em baixas temperaturas. O tratamento é feito colocando o alimento em altas temperaturas durante um curto período de tempo e depois colocando-o numa temperatura muito baixa rapidamente.

Desidratação: Quando retiramos, pelo sol ou pelo ar, a agua de um alimento para que se conserve. Isso não mata todas as bactérias, mas impede de se reproduzir as que sobram.

Salgamento: É usado para carnes. O sal tira a agua da carne e depois, dos microorganismos que vierem, matando-os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com