TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calorimeria

Projeto de pesquisa: Calorimeria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório entregue 09/05/20014

Introdução

Antigamente, o calor era entendido como sendo um fluido chamado calórico, que fluía de uma substância quente a uma mais fria. O engenheiro francês Sadi Carnot que ajudou a estabelecer as bases da termodinâmica, acreditava que o trabalho resultava de um fluxo de calórico, como a água gira uma roda d’água. Não muito após Carnot ter proposto suas ideias, no começo do século XIX, o físico inglês James Joule sugeriu que o calor é uma forma de energia, e através de suas pesquisas propôs que calor e trabalho são formas de energia e que um pode converte-se no outro. Da mesma forma, graças às pesquisas de Joule, do físico alemão Rudolf Clausius (1822-1888) e do físico britânico William Thomson Kelvin (1824-1907), descobriu-se que o calor é a energia transferida de um corpo mais quente para outro mais frio em decorrência da diferença de temperatura entre eles.

A temperatura é, então, uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação das partículas de um corpo e é diretamente proporcional ao movimento delas, pois quanto mais energia uma substância possui, maior é o movimento de seus átomos e de suas moléculas, ou seja, maior sua energia cinética. Entretanto, a este movimento está associado um certo tipo de energia, denominada energia térmica. A energia térmica total em um objeto é senão, a soma das energias térmicas individuais de todos os átomos, moléculas ou íons neste objeto.

O calor é um termo comum, bastante confundido com temperatura, mas que em Termodinâmica tem um significado preciso e importante: é a ciência do calor e do trabalho que estuda os processos em que há transformação de energia, bem como o comportamento dos corpos nestas transformações. O calor, por sua vez, é a energia transferida em consequência de uma diferença de temperatura: a energia flui na forma de calor de uma região de temperatura alta para uma região de temperatura mais baixa.

Segundo Atkins (2001), a termodinâmica baseia-se em experimentos nos quais a energia é transformada de uma forma para outra e transferida de um lugar a outro. E para obter informações sobre a energia ocorre uma divisão em duas regiões: sistema e vizinhança. Em que sistema é definido como objeto ou conjunto de objetos sendo estudado; a vizinhança, por sua vez, inclui tudo o que esteja fora do sistema e que possa trocar energia com ele. Quando isso ocorre, a energia interna do sistema (que é a sua capacidade de realizar trabalho) também pode ser alterada. Deste modo, a quantidade de calor (ΔQ) recebida pelo sistema ou cedida por ele será igual à variação da sua energia interna.

Um sistema pode ser aberto, fechado ou isolado. Um sistema aberto pode trocar energia e matéria com as vizinhanças. O sistema fechado tem uma quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com a vizinhança. Enquanto o sistema isolado não tem contato com as vizinhanças, ou seja, um sistema rigorosamente obstruído, com paredes isolantes, que recebe o nome técnico de parede adiabática (Atkins).

A quantidade de energia transferida como calor é medida em joules, J. Entretanto, a unidade de energia que é largamente usada é a caloria (cal). A definição original de 1 caldizia que é a energia necessária para elevar a temperatura de 1 g de água em 1ºC, onde um 1 cal = 4,184 J. Os corpos diferentes necessitam de diferentes quantidades de calor para elevar sua temperatura em 1°C. Essa quantidade de calor é denominada capacidade térmica C, também conhecida como capacidade calorífica.

Conhecidas a capacidade térmica do sistema e a variação de temperatura ocorrida, é possível medir a quantidade de energia liberada ou recebida:

ΔQ = C . ΔT

A Calorimetria é o nome dado à medida experimental para verificar a transferência de calor durante um processo físico ou químico. Este procedimento pode ser realizado com o auxílio de um aparelho chamado calorímetro, que tem a propriedade de não efetuar trocas de calor com o ambiente. As medidas baseiam-se nas trocas de calor e no equilíbrio térmico neste sistema entre as substâncias contidas no seu interior.

De acordo com o Princípio da Conservação de Energia, num sistema termicamente isolado (caso do calorímetro), a quantidade de calor trocada entre os corpos é tal que a soma da quantidade de calor ΔQ recebida com a quantidade de calor cedida é nula, pois que elas são iguais:

Qrecebida - Qcedida = 0

Qcedido(água quente) + Qrecebido pelo calorímetro + Qrecebido(água fria) = 0

Quando se realizam medidas térmicas é necessário ter em conta que, quando alguma transformação é realizada em um calorímetro, parte da energia liberada é gasta no aquecimento dos componentes do aparato. Por isso, deve-se conhecer a capacidade calorífica do calorímetro Ccal.

Essa medida pode ser facilmente realizada utilizando-se água, pois sua capacidade calorífica é conhecida, sendo seu valor de 4,184 Jg-1°C-1. Para tais cálculos, considera-se que o calor cedido por uma massa conhecida de água numa temperatura (t1), é absorvido pelo calorímetro que está a uma temperatura (t2), isto é:

Qcal = - QH2O

Após o sistema entrar em equilíbrio térmico a temperatura final do conjunto calorímetro/água é (tf), então a capacidade calorífica do calorímetro pode ser determinada da seguinte relação:

Ccal(tf-t2) = -m cH2O(tf-t1)

Onde:Ccal é a capacidade calorífica do calorímetro;

m = massa de água utilizada;

cH2O = calor especifico da água.

O calor envolvido em transformações químicas cumpre um papel essencial do ponto de vista tecnológico ( produção de energia mediante consumo de combustível), do ponto de vista metabólico (o balanço energético do organismo, a biossíntese de moléculas), no controle termodinâmico das reações, do ponto de vista químico-analitico (análise térmica), etc.

1.0 Objetivo

1.1 Determinar a constante calorimétrica de um calorímetro simples.

1.2 Determinar o calor de dissolução do hidróxido de sódio.

2.0 Materiais

2.1 Béqueres de 100 mL.

2.2 Provetas de 100 mL.

2.3 Calorímetro de isopor com capacidade para 200 mL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com