TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Do cálcio

Pesquisas Acadêmicas: Ciclo Do cálcio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

O cálcio é um elemento que participa de diversas estruturas dos seres vivos, ossos, conchas, paredes celulares das células vegetais, cascas calcárias de ovos, além de atuar em alguns processos fisiológicos, como a concentração muscular e a coagulação do sangue nos vertebrados. As principais fontes desse elemento são as rochas calcárias, que, desgastando-se com o tempo, liberam-no para o meio. No solo, é absorvido pelos vegetais e, por meio das cadeias alimentares, passa para os animais. Toneladas de calcária são utilizadas com frequência para a correção da acidez do solo, notadamente nos cerrados brasileiros, procedimento que, ao mesmo tempo, libera o cálcio para o uso pela vegetação e pelos animais.

Nos vegetais ele participa como ativador de enzimas.Participar como componente estrutural de sais de composto pécticos da lamela média.

Participação nos animas: formação de esqueletos pois ele é parte constituinte dos exoesqueletos de invertebrados e conchas.Atua em processos metabólicos: processo de coagulação do sangue e processo de contração muscular.

Um dos principais papéis do cálcio nas continentais é o efeito tampão que tende a estabilizar o pH ao neutralizar o ácido carbônico.

Nos oceanos o cálcio obtido pelos animais pode servir para a construção de suas coberturas calcárias. Com a morte desses seres, ocorre a decomposição das estruturas contendo calcário – conchas de moluscos, revestimentos de foraminíferos – no fundo dos oceanos, processo que contribui para a formação dos terrenos e rochas contendo calcário. Movimentos da crosta terrestre favorecem o afloramento desses terrenos, tornando o cálcio novamente disponível para o uso pelos seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com