TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos Biogeoquímicos

Ensaios: Ciclos Biogeoquímicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Lavoisier proclamou certa vez que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E, por esse princípio, é possível avaliar os chamados ciclos biogeoquímicos. Os ciclos biogeoquímicos são os percursos que determinados elementos químicos essenciais para a vida (como a água, o carbono ou o fósforo, por exemplo) percorrem pela natureza.

No caso do ciclo do carbono, tem-se um esquema próximo a esse, onde o fósforo é retirado inicialmente da rocha:

(Ciclo do Fósforo)

A maioria dos países, incluindo o Brasil, utiliza o STPP na fabricação de detergentes. O problema é que o fósforo desse composto, dissolvido na água, funciona como alimento para algas, que passam a se reproduzir em enorme quantidade, consumindo o oxigênio, vital para a manutenção da vida de outras espécies, como os peixes, que nos reservatórios, ao morrerem, liberam novamente o fósforo na água, que volta a ser absorvido pelas plantas num ciclo constante.

Esse é um exemplo claro de uma relação interespecífica desarmônica (Herbivorismo), onde o peixe se alimenta da planta, sendo favorecido e desfavorecendo-a. E claro que também existe o Parasitismo (outra relação interespecífica desarmônica), visto que os excrementos das aves são, de alguma forma, consumido por decompositores. E nada disso seria possível sem o fósforo.

O ciclo da água, por sua vez, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas, e tem seu percurso como demonstrado abaixo:

(Ciclo da Água)

Uma das maiores agressões ao meio ambiente é a poluição da água. Substâncias químicas e bactérias perigosas são jogadas nos rios através de esgotos domésticos e industriais poluindo as águas e destruindo ambientes naturais de plantas aquáticas e peixes. Atualmente muitas indústrias possuem estações de tratamento de esgoto para a limpeza da água.

Por esses e outros fatores, ocorre, tecnicamente, o Amensalismo (ou Antibiose), onde determinados indivíduos expelem substâncias que inibem a vida de outra espécie, numa relação ecológica dita interespecífica desarmônica, pois só um dos lados sai favorecido.

E também, por que não, ocorre o Comensalismo, onde um ou mais indivíduos se aproveitam dos restos deixados por outros para se alimentarem. Alguns microorganismos e bactérias são responsáveis pela limpeza de várias porções de águas poluídas, e sem eles não existira vida marinha, e essa é uma relação interespecífica harmoniosa chamada Simbiose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com