TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos biogeoquímicos

Tese: Ciclos biogeoquímicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclos Biogeoquimicos

Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico).

Ciclo do Nitrogênio:

A primeira etapa é a biofixação, sob a ação de algumas espécies de bactérias, cyanobactérias e fungos, o Nitrogênio atmosférico sofre amonificação, ou seja, é transformado em amônia. Esses microorganismos podem estar:

1. Livres no solo ou na água;

2. Podem estar associadas, por mutualismo, com as raízes das plantas leguminosas, em que as bactérias do gênero Rhizobium formam nodosidades com essas raízes. E em troca de moradia e nutrientes, absorvem o Maximo de Nitrogênio para a planta.

Quando esses microorganismos se encontram livres no solo, eles podem seguir dois caminhos:

1. Nitrificação possui mais dois caminhos: nitrosação e nitratação.

a) A nitrosação é a primeira etapa da nitrificação e é feita por bactérias autótrofas quimiossintetizantes do gênero Nitrossomonas e nitrossococus, que na primeira reação de qumiossintese convertem a amônia em nitrito. O nitrito não é absorvido pelas plantas porque ele é tóxico.

b) A nitratação é feita por bactérias do gênero Nitrobacter, que na sua primeira reação de quimiossintese, converte o nitrito em nitrato. O nitrato, assim como a amônia, é absorvido pelas raízes das plantas, se convertendo em amônio e mais tarde em aminoácidos que vão formar as proteínas.

2. Desnitrificação: A amônia não será absorvida pelos vegetais então a bactéria do gênero Pseudômonas, que em condições anaeróbias, converte a amônia em Nitrogênio atmosférico, que volta a atmosfera e fecha o ciclo.

Decomposição: Tanto os cadáveres quanto os resíduos excretados pelos seres vivos, sofrem a ação de bactérias e fungos decompositores que degradam as moléculas orgânicas em amônia, dando entrada no ciclo do nitrogênio sem utilizar o nitrogênio atmosférico.

Rotação de cultura

Entre um plantio e outro, utiliza-se uma leguminosa, pois elas são capazes de nitrogenar o solo, tornando-o cada vez mais fértil devido ao seu poder de absorver sais minerais por intermédio das bactérias associadas as suas raízes. As leguminosas devolvem os nutrientes para o meio e as não-leguminosas retiram os nutrientes nitrogenados.

Adubação verde

Toda planta contida sobre o solo por ação do homem e da natureza pode receber a atuação de bactérias e fungos decompositores que degradam as moléculas orgânicas contidas nesses vegetais em compostos orgânicos nitrogenados, devolvendo naturalmente ao solo a sua fertilidade.

As leguminosas são extremamente importantes no ciclo do nitrogênio, pois é através delas que existe a possibilidade do nitrogênio fazer parte da cadeia alimentar. As bactérias que vivem nas raízes absorvem o nitrogênio atmosférico e o tranforma em amônia e os microorganismos que estão livres no solo convertem a amônia em nitrato e em nitrito. O nitrato entra no processo de fotossíntese das plantas e elas constroem as cadeias de proteínas com ele. Depois os herbívoros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com