TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciliado

Resenha: Ciliado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

ciliado

Os ciliados são protozoários que possuem como organelos de locomoção os cílios, que são prolongamentos citoplasmáticos vibráteis, mais curtos que os flagelos e distribuídos em maior número sobre a superfície do corpo. São de todos os protozoários os de estrutura mais complexa e mais altamente especializados.

Em algumas espécies os cílios aderem uns aos outros e formam estruturas semelhantes a escovas, chamadas membranelas. Noutras espécies formam agregados conhecidos por cirros, utilizados na locomoção por saltos.

Algumas espécies possuem pequenas estruturas, denominadas tricocistos, donde é expelida uma espécie de farpa quando a célula é excitada.Todos os ciliados possuem uma cutícula complexa e consistente, que inclui a membrana citoplasmática, o córtex, no qual existe uma abertura denominada citóstomo ou boca celular, pela qual os alimentos entram numa faringe celular, denominada citofaringe, passando depois para o citoplasma.Frequentemente existe ainda um ânus celular especial. No caso de este não existir, a boca celular serve também para a saída dos detritos alimentares não digeridos.

Nas formas fixas os cílios existem apenas na área da boca. Outra característica própria dos ciliados é a presença de dois tipos de núcleos: um maior, o macronúcleo ou núcleo vegetativo, e outro menor, o micronúcleo, núcleo germinativo ou sexual.

A reprodução é frequentemente assexuada por bipartição. No entanto, possuem um complexo processo de reprodução sexuada, denominada conjugação, que consiste na união temporária de dois indivíduos, durante a qual, após a meiose do micronúcleo e a dissolução do macronúcleo, se realiza entre ambos uma troca de micronúcleos haploides. Em cada conjugante forma-se um núcleo diploide que em seguida se divide por mitose originando um novo micronúcleo e um novo macronúcleo.

ver tudo

ver definição de macronúcleo...

FPRIVATE "TYPE=PICT;ALT=SocialTwist Tell-a-Friend"

Como referenciar este artigo:

ciliado. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-10-30].

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$ciliado>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com