TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cocidiase

Trabalho Universitário: Cocidiase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 2

1 ) Cite três espécies de protozoários do gênero Eimeria causadores da coccidiose e os respectivos animais domésticos que podem desenvolver a protozoose

As

Eimerias são protozoários do filo Apicomplexa, classe Sporozea, sub-classe Coccidia. Causadores da doença denominada coccidiose.

Criptosporídios

A exemplo do gênero Eimeria, tratam-se de protozoários do Filo Apicomplexa. Na produção de frangos de corte, a espécie de maior importância é a Cryptosporidium baileyi, causadora de doenças respiratórias, intestinais ou renais. Normalmente não há sinais clínicos da infestação, porém há grandes reflexos sobre a eficiência produtiva.

Artrópodes

Sem dúvida alguma, o artrópode de maior importância na produção de frangos de corte é o coleópteroAlphitobius diaperinus, o popular cascudinho. Além de ser vetor de diversos microrganismos patogênicos, são ingeridos pelas aves, diminuindo o consumo de ração e podendo provocar obstrução intestinal. Entre os principais microrganismos isolados de cascudinhos, estão o Campylobacter sp., Escherichia coli, Salmonella sp., Eimeria sp., vírus causadores da doença de Gumboro, doença de Newcastle, doença de Marek.

Helmintos

Cestódeos (vermes achatados, segmentados), nematódeos (vermes redondos) e trematódeos (vermes achatados, não-segmentados). De maneira geral, causam inflamação da região infestada, causando, inclusive, hemorragia e provocar a morte das aves.

Podem desenvolver em aves,cães,gatos,bovinos...

2) Explique os sintomas da coccidiose em um dos animais domésticos ressaltando o mecanismo de tratamento dos animais.

AVES

No caso de peito seco gerado pela coccidiose, uma doença causada pelos parasitas intestinais do gênero Eimeria e Isospora, o suplemento mais indicado é Labcon Regulador da Função Intestinal. Este suplemento é composto por Probióticos e Prebióticos que auxilia no combate de microorganismos patogênicos e estimula o sistema imunológico.

Outro fator importantíssimo na prevenção é oferecer um alimento balanceado que atenda completamente as exigências nutricionais das Calopsitas, como Alcon Eco Club Calopsitas.Dietas balanceadas mantêm o organismo em equilíbrio, estimula o sistema imunológico e evita a produção excessiva de radicais livres e seus problemas, consequentemente diminui as chances de desenvolver doenças.

3) Explique as medidas profiláticas para evitar a coccidiose nos animais domésticos

Para prevenir o desenvolvimento da doença, deve-se ter muito cuidado com a higienização da gaiola, poleiro, casinhas, ninhos, comedouro e bebedouro. Estes devem ser limpos se possível diariamente. A alimentação deve ser oferecida em um recipiente fechado com uma abertura apenas para as calopsitas colocarem a cabeça e se alimentarem. Esse cuidado evita que elas defequem dentro do comedouro e contaminem o alimento.

4) Explique como se dá transmissão ou contaminação dos animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com