TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condrocalcinose

Tese: Condrocalcinose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Condrocalcinose

O que é condrocalcinose?

É uma doença inflamatória osteometabólica, causada pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio em determinadas articulações. O termo pseudogota surgiu pela forma de uma das manifestações clínicas da doença, que por vezes lembra a gota aguda.

A condrocalcinose é classificada em esporádica (idiopática), hereditária (familiar) e secundária. A condrocalcinose secundária está associada ao hiperparatireoidísmo, hemocromatose, hipomagnesemia e envelhecimento. As manifestações clínicas caracterizam-se por um ataque agudo de monoartrite e, não raramente, de poliartrite semelhante ao quadro clínico da gota úrica, com sinais inflamatórios exuberantes. Em pacientes idosos, as manifestações sistêmicas podem apresentar febre e confusão mental.

Qual a sua causa?

Existe uma produção aumentada de pirofosfato na cartilagem em degeneração, ocorrendo maior concentração deste dentro da articulação e conseqüentemente favorecendo a formação e deposição de cristais, particularmente em meniscos e bainhas. Por estes motivos, existe uma forte associação de pseudogota com osteoartrite.

Quem é mais afetado?

A condrocalcinose afeta tipicamente pessoas na faixa etária acima dos 50 anos e a incidência tende a aumentar com a idade. A partir dos 70 anos, a sua incidência passa a ser de 200 a 500 casos/1000 pessoas. O trauma pode predispor o desencadear da doença. Existem formas hereditárias, que acometem vários membros de uma mesma família.

Manifestações clínicas

A pseudogota pode se apresentar de diversas formas, com manifestações articulares que sugerem outras doenças reumáticas daí a denominação pseudo (semelhante a).

• Pseudogota: Esta forma ocorre em aproximadamente 25% dos casos, apresentando comprometimento inflamatório agudo de uma ou mais articulações nas crises. O joelho é a articulação mais comumente envolvida, seguida pelo punho, tornozelo, cotovelo, ombro e coxofemoral;

• Pseudoosteoartrite: Nesta apresentação o comprometimento tem início lento e gradativo, afetando maior número de articulações. Aproximadamente 30% dos pacientes evoluem com esta forma, sendo uma das principais causas de osteoartrite secundária;

• Pseudoartrite reumatóide: Em 5% dos casos, as manifestações articulares ocorrem com distribuição difusa e simétrica, embora com baixo grau de inflamação;

• Pseudoartropatia neuropática: Alguns pacientes apresentam um quadro monoarticular (uma única articulação afetada) destrutivo grave, comumente observado nas articulações neuropáticas, embora não tenham anormalidades neurológicas;

• Forma assintomática: Só existem achados radiológicos.

Diagnóstico

O diagnóstico é confirmado através do raio X simples, o qual apresenta alterações características da doença (calcificações dos meniscos, bainhas ou cápsulas articulares). A pesquisa do cristal de pirofosfato de cálcio no líquido sinovial, através da punção articular, durante as fases de inflamação ativa confirma de forma direta o diagnóstico.

Tratamento

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com