TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminação Eutrofização

Artigos Científicos: Contaminação Eutrofização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 9

EEEFM “DR AFONSO SCHWAB”

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE – PÓS MÉDIO

BRÍGIDA CARLA DIAS

ELIZE DIAS DE OLIVEIRA

GEYSA CRISTINA RIBEIRO MOZZER

RAYANY SOUSA FLORENTINO DE BRITTO

CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO

CARIACICA/ES

2012

BRÍGIDA CARLA DIAS

ELIZE DIAS DE OLIVEIRA

GEYSA CRISTINA RIBEIRO MOZZER

RAYANY SOUSA FLORENTINO DE BRITTO

CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Química Ambiental do curso Técnico em Meio Ambiente – Pós Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dr. Afonso Schwab” como requisito parcial para avaliação.

Orientador: Profª. Illanna Piovaneli.

Cariacica/ES

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO 4

2.1 Eutrofização Natural 7

2.2 Eutrofização Antrópica (cultural) 7

2.3 Combate a Eutrofização 8

2.3.1 Evitar a entrada nos cursos de água de elevadas quantidades de nutrientes e sedimentos (longo prazo): 8

2.3.2 Implementar medidas de recuperação de lagos e cursos de água eutrofizados: 8

3. CONCLUSÃO 10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vai conter informações de um assunto muito importante para o nosso conhecimento, é sobre um recurso natural com caráter renovável e é indispensável para a nossa existência, sendo utilizada pelo homem para satisfazer as suas necessidades em quase todas as suas atividades, mas que esta sofrendo alterações na qualidade que a torna imprópria para consumo ou podendo causar danos aos organismos vivos, é um fenômeno poluidor da água chamado “eutrofização”, um acontecimento pelo qual a água é enriquecida por diversos nutrientes, principalmente compostos nitrogenados e fosforados.

Essa poluição cria uma camada compacta de algas que impossibilitam à entrada de luz na água o que pode causar a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos daí a importância da preservação de nossos rios, mananciais, e reservatórios de água para que não chegue ao ponto de este local virar improdutivo para o homem e os outros tipos de vida que nele habitam.

Portanto, vamos tentar minimizar a degradação das águas para podermos possuir um meio ambiente mais agradável e menos perigoso para todos os seres vivos, principalmente para as futuras gerações.

2. CONTAMINAÇÃO EUTROFIZAÇÃO

O termo vem do grego “eu”, significa bem, "trofo" é nutrir, ou seja, eutrófico significa “bem nutrido”, e é um fenômeno que motiva excesso de nutrientes (composto químico rico em Fósforo e Nitrogênio) numa massa de água, ou seja, é uma super – fertilização do meio aquático em

decorrência da presença de nutrientes provocando um acréscimo exagerado de algas o que gera alterações nas comunidades bióticas, podendo gerar a extinção total dessas espécies que habitam essa área.

Este evento é resultante da poluição das águas por liberação de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento anterior que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam – se na superfície. Desse modo, cria – se uma camada grossa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impede a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nos grupos mais profundos da área do recipiente aquático, o que ocasiona a morte das algas e das espécies que sobrevivem dessa alimentação, o desenvolvimento de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos. Estes níveis são regulados através de análises físico – química que mostram os efeitos encontrados em corpos d’ água. Esses resultados são comparados aos padrões esperados segundo a legislação, nesta comparação é possível analisar o nível de contaminação em que o corpo receptor se encontra.

O acontecimento dessa contaminação esta cada vez mais presente no nosso dia – a – dia, pois as principais fontes são através das atividades do próprio ser humano, que as vezes agi de forma inapropriada e acaba agredindo os receptores aquáticos, como o progresso das indústrias, agricultora e o acréscimo incontrolável da natalidade em certas regiões, acaba ocorrendo à intervenção nos níveis de poluentes de forma direta ou indiretamente, aumentando assim a concentração de nutrientes nos reservatórios, fazendo deste modo sofrer a contaminação de nutrientes por múltiplas vias, dentre elas estão principalmente as seguintes:

 Agricultura – Têm uma grande parcela na contribuição de nutrientes em corpos d’ água, pois os fertilizantes são ricos em Nitrogênio e Fósforo, quando são aplicados nas plantações estes componentes tem uma porcentagem da quantidade aplicada que chega por ar ou por lixiviação até o corpo receptor. Principalmente quando a chuva cai nesta região e arrasta pelo solo os nutrientes até onde eles entram em contato com o reservatório;

 Industrialização – É grande a contribuição que uma indústria pode dar em relação à eutrofização de um manancial ou rio, pois quando esta não trata de forma correta o seu efluente e este é despejado diretamente no corpo d’ água, dependendo da composição do efluente pode causar um dano muito grande,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com