TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coobação Hidrodestilação

Monografias: Coobação Hidrodestilação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  2.626 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Essências ou óleos essenciais são misturas complexas de substâncias de origem vegetal responsáveis pelo odor agradável ou mesmo desagradável das plantas. Esses óleos são compostos geralmente por terpenos, que estão associados ou não a outros componentes, sendo a maioria voláteis.

São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras) existentes na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes. A sua obtenção é realizada através da técnica de hidrodestilação, utilizando o aparelho de Clevenger.

O método de Hidrodestilação é subdividido nas técnicas de arraste a vapor e coobação.

Assim, a extração tem como finalidade obter uma solução com a maior quantidade de principio ativo possível e, ao mesmo tempo, a menor quantidade possível de impurezas. Esse processo é de extrema importância principalmente para a industria. A indústria tem utilizado os extratos vegetais como matéria prima de diversos produtos, dentre eles alimentos, como o chá, e os cosméticos.

As indústrias que incorporam extratos vegetais em seus produtos finais para consumo interessam-se cada vez mais nos detalhes de sua produção. O desejo das empresas sérias é poder assegurar uma completa traceabilidade ou rastreabilidade e uma fabricação totalmente controlada. Ou seja, essas empresas querem assegurar a qualidade da mercadoria não só por meio do controle de qualidade do produto final ou da matéria prima, mas também querem assegurar a qualidade do processo de extração em si.

Os métodos de extração variam conforme a localização do óleo volátil na planta e com a proposta de utilização do mesmo.

2. OBJETIVO

Este trabalho objetiva expor sobre a técnica de coobação, que está envolvida nos métodos de extração de hidrodestilação e arraste a vapor.

3. METODOLOGIA

A busca sobre a explicação do método de extração que envolvia a técnica de coobação foi feita a partir de várias fontes. Vimos um artigo cientifico da revista Química Nova na Escola, que abordava sobre a extração de óleos essenciais de plantas; e um Comunicado técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento.

Consultamos também um Dossiê Técnico que explicitava alguns processos de extração dos óleos. Pesquisamos ainda em uma apresentação da Embrapa referente aos aspectos gerais de extração.

4. RESULTADOS

Coobação é definida como uma destilação repetida, a fim de se obter maior concentração de uma dada substância.

Destilação é uma operação unitária utilizada para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda, separar líquidos de sólidos. O processo pode se apresentar em diversas conformações e tipos, sendo os mais comuns: destilação simples, destilação fracionada, destilação extrativa, destilação a vácuo e destilação por arraste a vapor, sendo esse último o mais empregado para obter óleos voláteis.

A destilação por arraste a vapor e hidrodestilação são métodos de extração baseados no poder de volatilização dos constituintes, por esse motivo são aplicados para extração de substâncias voláteis. Além disso, ambos utilizam-se da técnica de coobação (recirculação de águas condensadas).

A diferença básica entre esses dois processos é que na destilação por arraste a vapor, o vapor passa através da matriz e as substâncias voláteis se difundem através da corrente de vapor. Já na hidrodestilação a matéria prima é imersa na água que evapora juntamente com as substâncias voláteis.

Logo a desvantagem da hidrodestilação está exatamente no contato direto da água quente com a planta que fica submetida a certo período de tempo podendo assim degradar substâncias termossencíveis e promover a hidrólise parcial de algumas substâncias.

Industrialmente, a destilação por arraste a vapor é mais empregada devido a maior economia e simplicidade, pois é possível trabalhar com grande quantidade de material de uma única batelada. Em escala laboratorial, a hidrodestilação é o método mais empregado para a obtenção de óleos voláteis, apresentando um papel importante como pré-avaliação do processo industrial. Nota-se que ambos são métodos de baixo custo e de simples operação.

Como exemplos de plantas em que se utilizam os métodos anteriormente apresentados temos: manjericão (Ocimmum basilicum), capim-limão (Cymbopogon citratus), citronela (Cymbopogon nardus), eucalipto (Eucalyptus globulus), alecrim-pimenta (Lippia sidoides), dentre outras.

Com relação ao funcionamento do método de arraste a vapor temos que o vapor, gerado por uma caldeira, permeia a matriz vegetal presente no extrator e o material obtido (vapor + substâncias voláteis) se condensa no condensador e, por fim, ocorre a separação em um decantador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com