TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer

Projeto de pesquisa: Câncer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CÂNCER 4

CAUSAS 4

TIPO DE TRATAMENTO 5

QUIMIOTERAPIA 5

RADIOTERAPIA 6

CÂNCER DE PELE (Melanoma e Não Melanoma) 7

LEUCEMIA 9

OS EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NO CORPO HUMANO 11

A RELAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COM O CÂNCER 12

PRODUTOS QUÍMICOS 12

EXPOSIÇÃO EXCESSIVA 12

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

O Câncer nada mais é que o crescimento desordenado e maligno de células que invadem tecidos e órgãos que se não descoberto e tratado adequadamente pode se espalhar por outras regiões do corpo.

Há mais de 100 tipos de Câncer suas causas podem ser variadas, de acordo com as estimativas mundiais do projeto Globocan 2012, da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), houve 14,1 milhões de casos novos de câncer e um total de 8,2 milhões de mortes por câncer, em todo o mundo, em 2012. Esta doença continua aumentando em todo mundo.

Visando a importância que alguns cuidados externos do nosso organismo pode aumentar a possibilidade de obtermos Câncer, resolvemos esclarecer os cuidados que podemos ter neste trabalho.

CÂNCER

DEFINIÇÃO

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

CAUSAS

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

TIPO DE TRATAMENTO

QUIMIOTERAPIA

É um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento.

Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia.

O tratamento é administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras:

• Via oral (pela boca): o paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Pode ser feito em casa.

• Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.

• Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

• Subcutânea (pela pele): a medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.

• Intracraneal (pela espinha dorsal): menos frequente, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.

• Tópico (sobre a pele ou mucosa): o medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada.

A duração do tratamento é planejada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. Ainda que o paciente não sinta qualquer mal-estar, as aplicações de medicamento não devem ser suspensas. Somente o médico indicará o fim do tratamento.

Alguns efeitos indesejáveis que podem ocorrer:

• Fraqueza;

• Diarreia;

• Perda de peso;

• Aumento de peso;

• Feridas na boca;

• Queda de cabelos e outros pêlos do corpo;

• Enjoo;

• Vômitos;

• Tonteiras.

RADIOTERAPIA

É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.

A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com