TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células-tronco E A Odontologia

Ensaios: Células-tronco E A Odontologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Células-tronco e a odontologia

As células-tronco têm sido empregadas em diversas áreas da saúde, inclusive na odontologia, visando à formação e à regeneração dental. Células mesenquimais e polpa dental são fontes de células-tronco, que podem diferenciar-se em fibroblastos, cementoblastos, osteoblastos, componentes do tecido conjuntivo e odontoblastos envolvidos na formação da dentina. Para que ocorra tal diferenciação, são necessários alguns sinais, denominados morfogenias, que direcionarão as etapas do desenvolvimento e da regeneração dental. Um dos desafios da engenharia tecidual é desvendar esses sinais e etapas para tentar entender as sinalizações necessárias à reprodução de dentes de substituição. Os avanços das pesquisas com células-tronco e a bioengenharia tecidual abrem oportunidades para desenvolver novas terapias, com o intuito de restaurar a integridade estrutural de tecidos dentários.

A medula óssea parece conter três populações de células-tronco, hematopoiéticas, células estromas e células progenitoras endoteliais. Células-tronco hematopoiéticas são células isoladas do sangue e da medula óssea que podem renovar-se, diferenciar-se em uma variedade de células especializadas e sofrer apoptose.

Atualmente, as pesquisas no campo da odontologia estão voltadas para novas descobertas sobre a utilização de células-tronco na formação dental ou na regeneração de tecido bucal. Algumas fontes dessas células são bastante exploradas. Entre elas estão as células-tronco mesenquimais que têm sido isoladas da medula óssea, do tecido adiposo e dos dentes decíduos Células mesenquimais presentes na região periodontal podem diferenciar-se dos fibroblastos, osteoblastos e cementoblastos e são responsáveis pelo reparo do ligamento periodontal. A localização para vascular dessas células progenitoras sugere que suas fontes sejam o sangue ou a medula.

Outra grande descoberta foi a identificação de uma população de células-tronco adultas na polpa dental com capacidade de se diferenciar dos fibroblastos, componentes do tecido conjuntivo, e dos odontoblastos, envolvidos na formação da dentina. É possível utilizar células-tronco da polpa de dentes decíduos, uma vez que essas células, por um curto período, permanecem vivas dentro dos dentes depois que estes caem, o que sugere que elas possam ser armazenadas.

Durante o reparo de uma injúria, células da polpa dental proliferam e se diferenciam dos odontoblastos para formar a dentina. Em cultura, a formação de odontoblastos é acompanhada pela expressão de proteína da matriz da dentina , sialoproteína da dentina e fosfoproteína da dentina. Além disso, há um aumento da expressão de osteocalcina marcador para odontoblasto diferenciado e a mineralização da matriz. Células da polpa em cultura expressam proteínas da família BMP e seus receptores. Em resposta ao tratamento com BMP recombinante, células mesenquimais derivadas da polpa se diferenciam dos odontoblastos, formadores de dentina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com