TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dacarbazina

Tese: Dacarbazina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 19

ANTINEOPLÁSICO DA CLASSE DE AGENTE ALQUILANTE DO TIPO TRIAZENOS

DACARBAZINA

Fabiana Vieira Lacerda Mendes

Sinonímia

DIC; DTIC; Imidazol carboxamida

Mecanismo de ação

É análogo estrutural do 5-amino-imidazol-4-carboxamida, precursor na biossíntese da purina. Atua como antineoplásico alquilante, formando íons metilcarbônicos que atacam grupos nucleofílicos do DNA e induzem entrecruzamentos nas hélices de DNA. Isso resulta na inibição das sínteses de DNA, RNA e proteínas. É necessária a ativação da dacarbazina no organismo. Atua em todas as fases do ciclo celular.

É indicada no tratamento de melanoma maligno metastático, adenocarcinoma renal, sarcomas de tecidos moles, fibrossarcomas, rabdomiossarcoma, carcinoma medular da tireóide, neuroblastoma, tumores sólidos e linfoma malignos, doença de Hodgkin. E é contra indicada a hipersensibilidade à dacarbazina ou a componentes da fórmula.

Precauções

Pacientes com depressão da medula óssea, insuficiência renal e/ou hepática. É importante manter adequada alimentação e hidratação, cerca de 2-3 litros de líquidos por dia. Não ingerir álcool durante o tratamento e evitar exposição excessiva ao sol, usar sempre protetor solar. É excretado no leite, recomenda-se descontinuar a amamentação. É necessário ajuste de dose para insuficiência renal e hepática. Evitar o extravasamento do fármaco. Categoria de risco para a gestação: C (FDA).

Reações adversas

> 10%

Em extravasamento, necrose dos tecidos, dor e ardência no sítio de infusão. Náusea, vômito (90%) que persistem por 1-12 horas após administração, diarréia.

DE 1% A 10%

Rubor facial, alopecia, rash, febre, malestar, dor de cabeça, mialgia, anorexia, gosto metálico, mielossupressão, leucopenia, trombocitopenia, parestesia, reações anafiláticas, hipocalemia.

< 1%

Hipotensão ortostática, polineuropatia, convulsões, visão turva, trombose da veia hepática, necrose hepatocelular, hepatotoxicidade, reações de fotossensibilidade, hemorragia cerebral, estomatite, fraqueza generalizada, síndrome gripal (febre, malestar e mialgias), urticária.

Interações medicamentosas

Carbamazepina aumenta o metabolismo da dacarbazina, diminuindo seus efeitos terapêuticos. Levodopa tem sua eficácia diminuída quando administrada juntamente com dacarbazina.

Farmacocinética

Absorção oral é vagarosa e variável, pelo que é preferencialmente administrada por via intravenosa. O início da resposta ocorre de 18 a 24 dias. A taxa de ligação a proteínas é mínima (de 0-5%) e o volume de distribuição de 0,6 L/kg. Existe relativa distribuição para o líquido cerebroespinhal. É extensamente metabolizada no fígado a aminoimidazol-4-carboxamida (inativo) e adenina, hipoxantina, xantina e ácido úrico. A eliminação é bifásica, tendo meia-vida inicial de 20-40 minutos e terminal de 5 horas. A excreção é renal e biliar, e cerca de 30% a 50% do fármaco são eliminados na forma íntegra por secreção tubular.

Prescrição/Cuidados de administração

Via intravenosa

Doença de Hodgkin

ADULTOS:

150 mg/m2/dia, por 5 dias, em combinação com outro quimioterápico; repetir a cada 4 semanas; ou

375 mg/m2 no primeiro dia, repetidos no 15º dia de um ciclo de 28 dias.

CRIANÇAS:

375 mg/m2 no primeiro dia, repetidos no 15º dia do tratamento de um ciclo de 28 dias.

Melanoma e sarcoma de tecidos moles

ADULTOS:

2-4,5 mg/kg/dia, por 10 dias; repetir em 4 semanas; ou

250 mg/m2/dia, por 5 dias, repetidos em 3 semanas.

Tumores sólidos

CRIANÇAS:

200-470 mg/m2/dia, por 5 dias, a cada 21-28 dias.

Neuroblastoma

CRIANÇAS:

800-900 mg/m2 em dose única no primeiro dia da terapia, a cada 3-4 semanas.

Formas farmacêuticas

Disponíveis no Brasil:

Solução injetável: 10 mg/mL

Pó liofilizado para injetável: 100 mg, 200 mg, 600 mg

Disponíveis no exterior:

Injetável: 10 mg/mL

Pó para injetável: 100 mg, 200 mg, 500 mg

Aspectos farmacêuticos

Apresenta-se como pó cristalino levemente amarelado com peso molecular de 182,2. É levemente solúvel em água e álcool. Conservar as ampolas entre 2 e 8ºC na geladeira, protegidas da luz. Evitar contato com a pele e mucosas no manejo da substância. Há relatos de incompatibilidade com hidrocortisona succinato de sódio, mas é compatível com a forma hidrocortisona fosfato de sódio. Para preparar as reconstituições, usar 9,9 mL e 19,7 mL de água estéril para injeção para 100 mg e 200 mg, respectivamente. A solução contém 10 mg/mL de dacarbazina, com pH de 3-4. Depois de reconstituída, a solução é estável por 96 horas à temperatura de 4 ºC e por 24 horas à temperatura ambiente. A solução pode ser diluída com glicose 5% ou cloreto de sódio 0,9%, sendo estável por 24 horas à temperatura de 4 ºC e por 8 horas, à temperatura ambiente. A decomposição da solução é detectada pela mudança da coloração de amarelo pálido para rosa. A dose intravenosa deve ser administrada em 15 a 30 minutos e a infusão, protegida da luz.

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/livro_eletronico/neoplasia.html#_Toc25062715

____________________________________________________________________________

ANTINEOPLÁSICOS

Lenita Wannmacher

I. EFICÁCIA CLÍNICA

INTRODUÇÃO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com