TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração De Salamanca

Dissertações: Declaração De Salamanca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

A Declaração de Salamanca foi criada na Espanha entre o dia 7 e 10 de junho de 1994, a partir da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais - acesso e qualidade, com a finalidade de reafirmar o compromisso pré-estabelecido com o projeto Educação para Todos.

A elaboração da Declaração de Salamanca é considerada o principal documento que venho apontar aos países a necessidade de políticas públicas e educacionais a tratar sobre a inclusão social, destacando a necessidade da inclusão educacional dos indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais.

Segundo a Declaração “o princípio fundamental da escola inclusiva é que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças”. Portanto as escolas devem adequar-se, desenvolvendo projetos pedagógicos que atendam as necessidades dos indivíduos nela matriculados, desta forma, todas as crianças, independentemente das regiões do país, condições econômicas, escolas públicas, privadas, devem achar uma escola com um planejamento educativo que assegure uma educação efetiva.

O professor é muito importante para a inclusão acontecer, por isso, é preciso que os professores abracem essa visão de inclusão, buscando fazer cursos extracurriculares para aprimorar seus conhecimentos e adaptá-lo de acordo com a necessidade de cada aluno, utilizar a tecnologia para realizar aulas mais interessantes e obter atenção dos alunos, facilitando assim o interesse pelos conteúdos abordados em sala de aula.

Seria muito bom se tudo que se apresenta escrito na lei fosse realmente colocado em pratica pelos políticos, autoridades, escolas, professores, ou seja, a sociedade como um todo. A Declaração de Salamanca deve ser usada como um documento norteador para que essas modificações sejam alcançadas e trabalhadas no processo de inclusão, assim sendo possível haver uma educação para todos.

Digo mais, se essas leis saírem do papel para a vida prática, na sua totalidade, será um sonho se tornando realidade, Educação para Todos.

Sites pesquisados:

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Disponível em: http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-077-087.pdf

Declaração de Salamanca, Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/declaracao-de-salamanca/

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, Disponível em: <http://portal. mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com