TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição do vírus

Artigo: Definição do vírus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Artigo  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

Definição de Vírus

Um vírus de computador é um programa pequeno desenvolvido para alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento do seu usuário. Um vírus precisa atender a dois critérios. Primeiro, ele deverá executar a si próprio, freqüentemente inserindo alguma versão do seu próprio código no caminho de execução de outro programa. Segundo, ele deve se disseminar. Por exemplo, ele pode se copiar em outros arquivos executáveis ou em discos que o usuário acessa. Os vírus podem invadir tanto computadores desktop como servidores de rede.

Tipos de Vírus

• Os vírus de PC pertencem a uma dessas três principais categorias: vírus de programa (ou parasitário), vírus de setor de boot e vírus de macro.

• Os vírus de programa infectam arquivos de programa. Esses arquivos normalmente têm extensões como .COM, .EXE, .OVL, .DLL, .DVR, .SYS, .BIN e, até mesmo, .BAT. Exemplos de vírus de programa conhecidos são Jerusalém e Cascade.

• Os vírus de setor de boot infectam a área do sistema de um disco - ou seja, o registro de inicialização em disquetes e discos rígidos. Todos os disquetes e discos rígidos (incluindo discos com dados apenas) contêm um pequeno programa no registro de inicialização que é executado quando o computador é iniciado. Os vírus de setor de boot anexam-se a esta parte do disco e são ativados quando o usuário tenta iniciar a partir do disco infectado. Exemplos de vírus de setor de boot são Form, Disk Killer, Michelangelo e Stoned. (Outra classe de vírus, conhecida como vírus multiparticionados, infecta os registros de boot e os arquivos de programa).

• Os vírus de macro infectam os arquivos dos programas Microsoft Office Word, Excel, PowerPoint e Access. Variações mais recentes também estão aparecendo em outros programas. Todos estes vírus usam a linguagem de programação interna do programa, que foi criada para permitir que os usuários automatizem determinadas tarefas neste programa. Devido à facilidade com que estes vírus podem ser criados, existem milhares deles espalhados.

Como os Vírus São Disseminados

A forma mais comum de um vírus de boot se espalhar é iniciar um computador com um disquete infectado na unidade A:. Muitas vezes isto ocorre quando você acidentalmente esquece um disco de dados na unidade A: ao iniciar o computador. O disquete infectado imediatamente grava seu código no registro mestre de inicialização (MBR). O MBR é executado sempre que o computador é iniciado; portanto, deste momento em diante, o vírus é executado sempre que o computador é iniciado.

Em geral, os contaminadores de arquivo são espalhados por um usuário que inadvertidamente executa um programa infectado. O vírus é carregado na memória junto com o programa. Em seguida, ele infecta todo programa executado por este programa original ou por qualquer pessoa neste computador. Isto ocorre até a próxima vez em que a máquina for desligada.

Danos Provocados pelo Vírus

A maioria dos arquivos tem uma "atividade" ou "gatilho", a ação ou destruição que o vírus executa. Alguns vírus são programados especificamente para danificar o computador corrompendo programas, excluindo arquivos ou reformatando o seu disco rígido. Outros não são desenvolvidos para provocar danos, mas simplesmente para se reproduzirem e chamarem a atenção sobre a sua presença com mensagens de texto, vídeo e áudio. Mesmo estes vírus benignos, no entanto, podem criar problemas para o usuário do computador. Normalmente, eles consumem a memória do computador utilizada por programas legítimos. Conseqüentemente, provocam comportamentos erráticos e quedas do sistema. Além disso, muitos vírus são causados por bugs. E bugs podem causar falhas no sistema e perda de dados.

Vírus de Setor de Inicialização

• Que São Vírus de Setor de Inicialização

Os vírus do setor de inicialização são vírus que infectam o "setor de inicialização" de um disco rígido ou de um disquete. O que é um setor de inicialização? Quando um computador é iniciado, uma das primeiras coisas que ele precisa fazer é examinar uma parte especial do seu disco rígido (ou disquete se estiver na unidade de disquete) para ler informações ou códigos sobre como inicializar. Isto é o setor de inicialização. Quando a máquina é iniciada e lê este código especial, ela também "carrega" parte deste código na RAM (memória).

Quando um vírus de setor de inicialização infecta o setor de inicialização da unidade, esta parte do código é substituída pelo vírus ou coexiste ele. Quando o computador infectado é inicializado, ele carrega não só o código normal "limpo", mas também o código virótico. Quando o vírus é carregado na memória, sempre que você tenta acessar um disquete na sua unidade de disquete, este vírus residente na memória verifica se o código está no disquete. Se estiver, nada acontece. Mas se o disquete ainda não estiver infectado, o vírus grava uma cópia dele mesmo nos setores de inicialização do disquete. Se alguém deixar este disquete na unidade de disquete na próxima vez em que o computador for inicializado, o vírus será carregado na memória e recomeçará o processo.

• Que acontecerá se você inicializar com um disquete infectado, mas a sua máquina não estiver infectada? Se você reiniciar um computador usando um disquete infectado, mas a própria máquina estiver limpa, quando este vírus é carregado na memória, ele verifica os setores de inicialização da unidade de disco rígido local para ver se existe uma cópia dele mesmo. Caso contrário, ele copiará a si próprio no setor de inicialização da unidade de disco rígido e infecta a máquina.

• Quais São os Riscos dos Vírus de Setor de Inicialização?Embora os vírus do setor de inicialização não estejam recebendo tanta atenção quanto os vírus de macro, eles ainda dão trabalho. Da mesma forma como você deve tratar toda arma como se estivesse carregada, trate todo disquete como se estivesse infectado. Como os vírus de setor de inicialização se espalham através de disquetes e CDs inicializáveis, todo disquete e CD deverá ser verificado quando à existência de vírus. Softwares compactados, discos de demos de fornecedores e software de teste NÃO são exceções a esta regra. Já foram localizados vírus, até mesmo, em software comercializados no varejo.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com