TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descontaminação

Artigo: Descontaminação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

A descontaminação é um procedimento utilizado em artigos contaminados por matéria orgânica (sangue, pus,secreções corpóreas) para a destruição de microorganismos patogênicos na forma vegetativa (não esporulada) antes de iniciar o processo de limpeza. Tem por objetivo proteger as pessoas que irão proceder a limpeza dos artigos (BRASIL /94, Resolução SS-392/94 SP). É também um termo usado para descrever um processo de tratamento que torna um dispositivo, instrumento ou superfície ambiental de uso médico seguro para manipulação (Favero & Bond, 1991; Rutala 1996).

Limpeza

É o processo que remove mecânica a contaminação por microorganismos e material orgânico e é essencial para o sucesso da desinfecção e da esterilização. Tem como objetivos reduzir a carga bacteriana natural dos artigos, remover contaminantes orgânicos, inorgânicos e a sujidade dos artigos.

A limpeza é o ato de retirar as impurezas de umcorpo, de um material ou de um determinado local.

O serviço de limpeza é essencial para a sociedade como um todo, pois além de se tratar de condição básica para a saúde, gera a sensação de conforto e bem-estar dos ambientes.

Desinfecção

Processo físico ou químico para reduzir o número de microorganismos viáveis para um nível menos prejudicial. Eliminação dos germes patogênicos, não destruindo necessariamente todas as bactérias e esporos.

Esterilização

Processo físico ou químico que destrói todos os tipos de microorganismos, inclusive esporos. Morte de todas as formas de microorganismos existentes: bactérias, esporos, vírus e fungos.

Antissepsia

Anti-sepsia é o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas (os anti-sépticos) usadas como bactericidas ou bacteriostáticos. Inibição ou destruição de micoorganismos na superfície de tecidos vivos.

Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfetante e quando usada em tecidos vivos será chamada de anti-sépticos.

Assepsia

Procedimento onde se impede que determinado equipamento, objeto, medicamento, cosmético ou ambiente estéril venha a ser contaminado.

Desinfecção: é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Os esporos não são necessariamente destruídos.

Esterilização: é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos e ou químicos, Toda esterilização deve ser precedida de lavagem e enxaguadura do artigo para remoção de detritos.

Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de microorganismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.

Antissepsia: é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com