TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças X E Y

Ensaios: Doenças X E Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC SALLES GOMES

DOENÇAS LIGADAS AO SEXO ( XX E XY)

TATUI

2014

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ETEC SALLES GOMES

ANA PAULA MORAES

TATUI

2014

RESUMO

Na meiose, todos os óvulos apresentarão cromossomo X, e os espermatozoides, metade X e outra metade Y. Assim, na fecundação é que será determinado o sexo dos filhos, sendo este determinado pela presença do Y (sexo masculino) ou pela sua ausência (sexo feminino).Os genes ligados ao sexo se situam no cromossomo X e a herança desse tipo é chamada de herança ligada ao sexo .Nesse caso o homem que possuir gene recessivo, terá a doença, já a mulher deverá ser homozigota recessiva pra manifestá-la.

Outro tipo é quando os genes se situam no cromossomo Y ai chamamos de herança restrita ao sexo, é restrita porque só ocorre em homens já que as mulheres não possuem cromossomo Y.Esse tipo de gene é chamado de holândrico, do grego “ todo masculico”.

SUMÁRIO:

CAP.I:Doenças ligadas ao cromossomo X

1.1-Hemofila

1.2-Daltonismo

CAP.II: Doenças ligadas ao cromossomo Y

2.1- Hipertricose auricular

CAP.III: Doenças parcialmente ligadas ao sexo

3.1- Retinite pigmentar

CONCLUSÃO

CAP. I: Doenças ligadas ao cromossomo X

1.1 – Hemofilia

A Hemofilia é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, causada pela deficiencia em produzir uma proteína codificada pelo gene dominante (H) não codificada pelo gene recessivo (h) localizada no cromossomo X. Dessa forma a anomalia é passada pelo gene recessivo onde na mulher precisa ser homozigota recessiva (XhXh) para manifestar a doença, caso seja heterozigota (XHXh) será apenas portadora, podendo gerar descentes hemofílicos, e o homem apenas precisa apresentar o gene recessivo ( XhY) , já que o outro cromosso é o Y.

Os hemofílicos apresentam hemorragia por ferimento ou não e sangramento lento e duradouro podendo levar a uma anemia profunda.Mas apesar de não ter cura, podem ser tratados com aplicação do fator coagulante na via venosa.

1.2 – Daltonismo

O Daltonismo é uma anomalia hereditária onde seus portadores não conseguem identificar algumas cores primárias como: verde/vermelho ou amarelo/azul por exemplo. Causada por uma alteração no gene em X, o alelo d, onde D é o gene dominante (normal).Essa doença segue o padrão da hemofilia quanto a manifestação em individuos homens e mulheres.Mulher heterozigota (XDXd) apenas portadora, homozigota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com