TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epdemiologia

Artigo: Epdemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  Artigo  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

EPIDEMIOLOGIA - Introdução

Origem: Grego- Epi (Sobre) + Demos (Povo) + Logos (Conhecimento)

A palavra epidemia foi utilizada por Hipócrates no éculo VI A.C.

As definições mais antigas estão limitadas à preocupação com as doenças transmissíveis, por afirmarem se tratar de uma ciência ou doutrina médica da epidemia, ou de uma disciplina dedicada à investigação das causas e controle de epidemias. Já as recentes incluem, também, as doenças nãoinfecciosas, outros problemas de saúde e até os estados pré-patológicos e fisiológicos.

A epidemiologia é uma ciência que estuda quantitativamente os fenômenos de Saúde/Doença, e seus fatores condicionantes e determinantes nas populações humanas. Sua característica é basicamente coletiva e social, enquanto a clínica com o mesmo processo, porém tem por objetivo o individual. Analisa a ocorrência de doenças em um determinado grupo ou local, sendo: sociedades, coletividades, classes sociais, grupos específicos, dentre outros levando em consideração a origem dos estados ou eventos relacionados à saúde, características e controle de problemas de saúde.

A epidemiologia como disciplina de saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade. É também base para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde, tendo conhecimento disponível, conforme a realidade local.

O objetivo final da epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas que englobam o coletivo.

Na investigação epidemiológica a identificação da doença (definição de caso) tem uma natureza ditada pela comparabilidade potencial e uma tendência à padronização, ao contrário da clínica que reconhece a individualidade de cada paciente.

O objetivo geral da epidemiologia é o de concorrer para reduzir os problemas de saúde, na população. As principais aplicações da epidemiologia podem ser colocadas em três grandes grupos:

1. Informar a situação de saúde da população – inclui a determinação das frequências, o estudo da distribuição dos eventos e o consequente diagnóstico dos principais problemas de saúde ocorridos, inclusive com identificação dos segmentos da população afetados, em maior ou menor proporção;

2. Investigar os fatores determinantes da situação de saúde – trata-se do estudo científico das determinantes do aparecimento e manutenção dos danos à saúde, na população;

3. Avaliar o impacto das ações para alterar a situação encontrada – envolve questões relacionadas à determinação da utilidade e segurança das ações isoladas, dos programas de serviço de saúde.

Em nível coletivo: as decisões são tomadas pelos planejadores de saúde, a partir das evidências proporcionadas pela epidemiologia, no sentido de implementar novas intervenções, reorientar as atualmente empregadas ou manter as estratégias em curso.

Em nível individual: valem-se dos subsídios, apurados com o uso da epidemiologia, os profissionais de saúde que lidam diretamente com as pessoas, no sentido de fundamentar decisões e condutas, tais como o diagnóstico clínico, a solicitação de exames, prescrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com