TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espermatogênese

Tese: Espermatogênese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

1. Espermatogênese

• Durante a maturação, o espermatócito I dá origem a quatro espermatozóides.

• O tempo de crescimento é mais rápido, em relação á ovogênese.

• O tempo que leva a germinação é longo, em relação á ovogênese.

2. Ovogênese

• Durante a maturação, o ovócito I sintetiza apenas um óvulo.

• O tempo de crescimento é mais rápido, em relação á espermatogênese.

• O tempo que leva a germinação é curto, em relação á espermatogênese.

Espermatogênese

A Espermatogénese ou Espermiogênese é o processo de formação dos espermatozóides. Tem início na puberdade, passando a ocorrer de um modo continuo até ao fim da vida do homem.

Espermatogênese[editar | editar código-fonte]

A espermatogênese está ligada,ao sexo como qualquer outro fenômeno metabólico, ao acionamento de hormônios, mediante o comando da hipófise e dos testículos.É uma sequência de eventos pelos quais as espermatogônias se transformam no final em espermatozoides.

A Espermatogênese ocorre a nível dos tubos seminíferos dos testículos e divide-se em quatro fases: Multiplicação, Crescimento, Maturação e Diferenciação ou Espermiogênese. Tem início na puberdade e termina no fim da vida do homem. Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas.

Período Germinativo[editar | editar código-fonte]

As Espermatogônias, localizadas na periferia dos tubos seminíferos, multiplicam-se (por mitoses sucessivas) aumentando de número e garantindo a sua contínua substituição.

Crescimento[editar | editar código-fonte]

Algumas Espermatogônias vão aumentar ligeiramente de volume, devido à síntese e acumulação de substâncias de reserva, dando origem aos Espermatócitos I

Maturação[editar | editar código-fonte]

A fase de maturação do gameta masculino é na verdade um processo de meiose que ocorrerá com o espermatócito I, proveniente das espermatogônias.

Figura representando umameiose. Na divisão 1 (que ocorre nos espermatócitos I, provenientes das espermatogônias) ocorrerá a segregação dos homólogos. Na divisão 2 (que ocorre no espermatócitos II) separam-se as cromátides-irmãs. Ao final, estarão formadas espermátides (texto em holandês).

Divisão I[editar | editar código-fonte]

1. Prófase I: Não Ocorrerá a espiralização total dos cromossomos e há a possibilidade de crossing-over durante o processo que acontece geralmente no paquiteno.

2. Metáfase I: Os cromossomos homólogos se posicionarão paralelamente na célula, um ao lado do outro, para que cada um alcance seu respectivo pólo até o final da divisão.

3. Anáfase I: Os cromossomos migram para os pólos, possibilitando a separação dos homólogos, através da ação da fibra do fuso e dos centrômeros.

4. Telófase I: Está terminada a cariocinese dos espermatócitos I. Passa-se agora para a citocinese onde o cromossomo organizador de nucléolo cuidará da formação de novosnúcleos e haverá organização das novas organelas.

Após a divisão 1 da meiose, passa-se para o processo de divisão 2. Graças a divisão 1 tem-se agora duas células haploides que são chamadas Espermatócito II, e é exatamente nelas que ocorrerá o processo de divisão 2. Os gametas ainda não estão maduros.

• Divisão 2

1. Prófase II: Termina a espiralização dos cromossomos e a duplicação. Formam-se cromátides-irmãs.

2. Metáfase II: Os cromossomos posicionam-se paralelamente no centro da célula para que cada um alcance seu respectivo pólo.

3. Anáfase II: Ocorre agora a separação das cromátides por meio do fuso mitótico e dos centríolos. Cada cromátide migrará para seu respectivo pólo.

4. Telófase II: Finalmente terminam as divisões. Finda a cariocinese e começa o processo de citocinese, similar a telófase I.

Espermatozóidecompleto

Agora temos Espermátides. Estas amadurecerão e por via do complexo de golgi obterão acrossomos e por via dos centríolos obterão flagelos. Após estes dois últimos processos estarão formados espermatozóides.

Espermiogênese ou Diferenciação[editar | editar código-fonte]

As Espermátídes vão sofrer transformações que levam à formação dos Espermatozóides (gametas), destacando-se: a perda de grande parte do citoplasma, reorganização dosorganelas citoplasmáticos, crescimento de um flagelo e formação do acrossomo.A Espermiogênese e a fase final da Espermatogênese.

A Ovogênese

Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual, período compreendido entre duas menstruações consecutivas e que dura, em média, 28 dias. Isso significa que, a cada ciclo, apenas um gameta torna-se maduro e é liberado no sistema reprodutor da mulher.

Os ovários alternam-se na maturação dos seus folículos, ou seja, a cada ciclo menstrual, a liberação de um óvulo, ou ovulação, acontece em um dos dois ovários.

A ovogênese é dividida em três etapas:

Fase de multiplicação ou de proliferação: É uma fase de mitoses consecutivas, quando as células germinativas aumentam em quantidade e originam ovogônias. Nos fetos femininos humanos, a fase proliferativa termina por volta do final do primeiro trimestre da gestação. Portanto, quando uma menina nasce, já possui em seus ovários cerca de 400 000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com