TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eustelo

Artigo: Eustelo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Artigo  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  420 Visualizações

Eustelo: é composto por uma medula circundada por feixes isolados.

tipo de estelo em que o sistema vascular é cilíndrico e constituído de feixes vasculares anastomosados, colaterais ou bicolaterais; característico de dicotiledôneas e gimnospermas.

, o sistema vascular consiste de feixes vasculares dispersos no parênquima fundamental, sendo classificado como de atactostelo ou astélico - uma modificação do eustelo em que os feixes estão distribuídos irregularmente no caule.

Os tecido vasculares aparecem como um cilindro entre o córtex e a medula parenquimática ou assumem padrões mais complexos. O floema e o xilema ocorrem, em geral, organizados em feixes do tipo colateral. A disposição colateral contrasta com a disposição radial ou alternada da raiz, em que os feixes floemáticos se alternam com as porções periféricas do xilema. Em algumas Dicotiledôneas, uma parte do floema ocorre externamente e outra internamente ao xilema (feixes bicolaterais).

No caule, a maturação dos elementos do xilema é centrífuga e o xilema é endarco, isto é, o protoxilema está voltado para a região medular e o metaxilema para a porção periférica.

O crescimento do caule é mantido não somente pelo meristema apical, mas em muitas espécies também pela atividade dos meristemas laterais. O crescimento secundário ocorre na maioria das dicotiledôneas e em todas Gimnospermas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com