TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Famacha

Projeto de pesquisa: Famacha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

FAMACHA:

O método FAMACHA se baseia no princípio da relação existente entre a coloração da mucosa conjuntiva ocular e o grau de anemia, permitindo identificar os animais capazes de suportar uma infecção por H. contortus (Tabela 1).

No método FAMACHA, recomenda-se medicar o menor número possível de animais. A mucosa ocular de todos os animais deve ser observada periodicamente para diagnosticar a necessidade ou não de sua vermifugação.

O exame é feito comparando-se as diferentes tonalidades da mucosa conjuntiva ocular com as existentes em um cartão guia ilustrativo (Figura 1), que auxilia na determinação do grau de anemia dos animais. Com base nesse exame, deverão ser vermifugados apenas os animais que apresentam anemia clínica por verminose (graus Famacha 3, 4 e 5), ficando sem receber medicação aqueles que não mostram sintomas clínicos, isto é, os que forem classificados nos graus 1 e 2

TUBERCULOSE.

métode de exame: necrose, avaliando pulmao, figado e linfonodos

diagnostico: através da injeção da tuberculina na regiao do rabo do animal, onde o mesmo apresenta um quadro alergico, confirmando a doença.

profilaxia: adoção de medidas de higiene, como limpezas e desinfecção das instalações e cuidado na introdução de novos animais no rebanho.

SISTEMA EXTENSIVO

É o sistema tradicional. Apresenta o menor custo para o criador.

As cabras ficam soltas em grandes áreas ou pastos e o criador não exerce nenhum controle sobre elas, principalmente sobre sua reprodução.

Desvantagens: la baixa rentabilidade devida, entre outros motivos, à alta mortalidade, lmaior probabilidade de doenças, vermes etc.

SISTEMA ROTACIONADO

É uma prática de manejo que consiste em alternar o uso do pasto, pela divisão em piquetes, de modo a permitir que o animal utilize o pasto por determinado período (1-5 dias) em função de sua qualidade e disponibilidade.

O período de ocupação é seguido por um período de descanso -para a planta repor nutrientes.

Tanto período de ocupação como de descanso variam em função de aspectos ligados ao manejo e a fisiologia da planta forrageira.

SISTEMA SEMI-INTENSIVO

Os caprinos são criados em pequenos cercados, currais e abrigos para protegê-los do sol.

São soltos no pasto na maior parte do tempo, mas sua alimentação é complementada com ração suplementar para fornecer alguns dos nutrientes que o pasto pode não possuir

SISTEMA INTENSIVO

É considerado o melhor sistema, o que permite a maior produtividade e lucratividade para o criador.

São necessárias instalações maiores e visa, principalmente, a produção leiteira.

O animal fica constantemente em confinamento, sua alimentação é através de ração balanceada.

A taxa de mortalidade muito pequena.

Desvantagens:ser o mais caro, mais complexo e que exige mais trabalho do criador

Uma boa cabra leiteira deve ter:

Aprumos Ciclo estral Exame Ginecológico Padrão Racial:

No úbere, deverá ser observada:

a conformação(globosa, assimétrica, tetas excessivamente grossas ou pequenas ou bipartidas, presença de tetas supranumerárias funcionais, má inserção em relação ao períneo, ligamentos firmes ou excessivamente relaxados...)

a textura(maciez, que deve ser sentida por palpação antes e após a ordenha)

a presença de nódulos, cicatrizes ou enfartamento ganglionar.

ESCOLHA DO REPRODUTOR

Machos com testículos de inserção alta, larga e com boa abertura de pernas, transmitirão essas características na formação do úbere de suas filhas, proporcionando-lhes um úbere de boa conformação e maior capacidade produtiva. Aprumos Padrão racial Exame Andrológico

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com