TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fecundaçao

Seminário: Fecundaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Fecundação :

CONCEITO

A fecundação é a união de um ovócito com espermatozóide dando início a formação de um novo indivíduo e compreende um conjunto de eventos celulares que se inicia com a penetração do ovócito e vai até a singamia.

FATORES QUE INTERFEREM

Viabilidade dos gametas :

Os gametas precisam encontrar condições de higidez, tanto no caminho que ele percorre e até no caminho que ele será fecundado. O espermatozóide é lançado no fundo de saco vaginal e deverá percorrer o canal cervical, corpo e corno do útero e oviduto até a região da ampola. O ovócito tem um trânsito muito menor,do que o espermatozóide. Deve-se considerar a duração da vida fecundante do ovócito que está entre 6 e 8 horas e do espermatozóide entre 24 - 36 horas.

Curiosidade

Algumas espécies de morcego podem ser acasalar no outono e os espermatozóides permanecem viáveis no oviduto até que a fêmea ovule na primavera. Segundo a literatura os espermatozóides podem durar de 24 a 48 no sistema genital das vacas, ovelhas e porcas,e até 5 dias no sistema da égua e até 90 horas no sistema da cadela.

Transporte dos Gametas

Para o ovócito é necessário uma conjunção hormonal que favoreça o batimento dos cílios do oviduto no sentido da ampola e para o espermatozóide é necessária a existência de movimentos próprios e vigorosos além das contrações uterinas.

Capacitação do SPTZ

É preciso que o espermatozóide de bovino sofra um processo de preparação que dura de 7 a 8 horas para que possa fecundar um ovócito, no suíno este período é de 1 a 2 horas. Durante a capacitação ocorre remoção das glicoproteinas originárias do plasma seminal e líquido epididimário além de ativação das enzimas hidrolíticas do acrosoma conferindo ao espermatozóides capacidade para penetrar na parede do ovócito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com