TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fermentação

Resenha: Fermentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

O objectivo desta experiência era conhecer e observar quais as condições necessárias para a realização da fermentação.

A fermentação é um processo utilizado pelas bactérias para obter energia através da oxidação incompleta da glicose, sem usar oxigénio. E é uma via catabólica em que na degradação de nutrientes não intervém o oxigénio. É acompanhada pela transferência de energia, ocorrendo produção de ATP. Os produtos finais são ricos em energia potencial.

As leveduras são seres anaeróbios facultativos, ou seja fungos unicelulares que conseguem mobilizar energia de compostos orgânicos em condições de anaerobiose e de aerobiose.

Existem vários tipos de fermentação. A fermentação láctica e fermentação alcoólica são utilizadas na produção de alimentos.

Fermentação alcoólica:

Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido etanol + 2 CO2 + 2 ATP

Fermentação láctica:

Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido láctico + 2 ATP

Fermentação láctica:

Glicose + 2 ADP + 2 P 2 ácido láctico + 2 ATP

O objectivo da nossa actividade experimental era verificar o comportamento das leveduras em vários tipos de solução. A solução A era constituída por leveduras e frutose a B, esta era constituída por água e leveduras. (Fg.1)

Decorridos os 10 minutos (Fg.2) verificamos que na solução A, a mistura que estava presente no tubo de ensaio diminui-o, isto porque na solução A, esta continha frutose que é um dos principais compostos orgânicos que favorece a multiplicação das leveduras por isso é que estas são consideradas seres anaeróbios facultativos, pelo facto de mobilizarem compostos orgânicos em condições de anaerobiose e aerobiose. Todavia estas precisam de energia que provém da degradação de substâncias orgânicas para se produzirem (reacções catabólicas) havendo, parte dessa energia que se dissipa em forma de calor. Este processo que se intitula por fermentação alcoólica, diz-nos que é um metabolismo celular, este que é um conjunto de reacções químicas que ocorrem nas células, e estas são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula permitindo assim o crescimento e reprodução das mesmas, portanto a fermentação alcoólica é um processo químico de transformação de açúcares em álcool, processo este que é desencadeado por fungos unicelulares (leveduras).

Ao passo que na solução B, averiguámos que não houve fermentação realizada pelas leveduras, pois esta permaneceu estável no tubo de ensaio porque a solução tinha função de controlo e esta não tinha nenhuma substância orgânica para que as leveduras se reproduzissem, através da obtenção de energia.

Concluímos com esta nossa experiência que as leveduras, se multiplicam rapidamente quando as condições do meio lhes são propícias. Neste caso com a adição de frutose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com