TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Do Profissional Em Saúde

Ensaios: Formação Do Profissional Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Formação do profissional em saúde

A formação universitária do profissional deverá ter um espírito crítico (consciência e razão crítica). Deverá formar profissional:

- Com novos compromissos ético-profissionais;

- Novas posturas como cidadãos capazes de interagir com os modelos de atenção;

- Autônomo e coletivo;

- Saber trabalhar (atuar) em equipe;

- Saber se comunicar; observar, problematizar;

- Possuir capacidade de diagnosticar;

- Propor soluções, solucionar problemas;

- Antecipar, prevenir, decidir, intervir em cada uma das situações que surgem no seu cotidiano. = Diferente da pedagogia da transmissão.

Quais são as dimensões (planos, perspectivas, propostas) que o curso deve abordar?

Dimensão: Humana, Política, Didática.

• Humana: proposta humanizante, qualidade de vida, relações em equipe, favorecer o dialogo, trabalho apoiado em decisões e ações coletivas, realizações que demandam aproximação humana.

• Política: compreensão social e política da saúde (direito público fundamental), condições sociais, qualidade dos serviços, qualidade de vida.

• Didática: ato de ensinar e aprender, saber acadêmico, saber de senso comum.

Através destas dimensões, o processo educacional deverá articular a formação profissional com as necessidades e demandas da sociedade, onde setores da educação e da saúde estabeleçam uma estreita e permanente parceria para a construção de uma proposta educacional que conjugue os conhecimentos produzidos e acumulados pelas duas áreas.

O profissional em saúde deverá saber que o processo saúde-doença é resultante das condições de habitação, alimentação, saneamento, educação, renda, meio ambiente, lazer, trabalho, transporte, apontando a saúde e a doença para um plano coletivo e não somente individual de intervenção. Devem ser formados com o conceito de bem estar (welfare), qualidade de vida são os valores, os padrões sócio político econômico, níveis e oportunidades educacionais. Dimensão Social

Este conceito é ampliado, que não reduz à saúde a ausência de doença, garantia de condições de vida digna, e não somente aos serviços de saúde que também é fundamental.

O profissional em saúde, através do conceito educação e saúde, pensa o homem como obtenção de formas de reunir e dispor recursos para intervir e transformar as condições objetivas. Saúde direito socialmente conquistada a partir da atuação individual e coletiva de sujeitos político sociais. Compreensão da dimensão social do processo saúde doença.

O indicador do resultado educativo é situar-se no contexto de interesse. A educação é FORMAÇÃO, com vários recursos entre eles à informação, a comunicação de qualidade. É organização do sentir, pensar e agir, é tornar as pessoas mais sabidas para a preservação do meio ambiente físico e humano.

Para se aprofundar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com