TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GASTRO

Pesquisas Acadêmicas: GASTRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  5.890 Palavras (24 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. SISTEMA DIGESTIVO ALTO E BAIXO 6

3. FUNÇÃO DO SISTEMA 7

4. DIVISÃO DO SISTEMA DIGESTIVO 8

4.1 BOCA 9

4.2 FARINGE E ESÔFAGO 11

4.3 ESTÔMAGO E SUCO GÁSTRICO 12

4.4 INTESTINO DELGADO 14

4.5 INTESTINO GROSSO 16

4.6 GLÂNDULAS ANEXAS 17

5. EXAMES CONTRASTADOS COM USO DE BÁRIO 19

5.1 DADOS FORNECIDOS PELO RELEVO 20

6. ESÔFAGOGRAFIA 20

6.1 CONTRA-INDICAÇÕES 21

6.2 INDICAÇÕES 21

6.3 POSICIONAMENTO DO PACIENTE 21

6.4 FILMES USADOS 22

7. EED – ESÔFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO 22

7.1 PREPARO DO PACIENTE 22

7.2 INDICAÇÕES CLÍNICAS 22

7.3 METODOLOGIA 23

7.4 VISÃO RADIOGRÁFICA 23

7.5 FILMES USADOS 23

8. TRÂNSITO INTESTINAL 24

8.1 ESTUDO CONVENCIONAL COM BÁRIO 24

8.2 ESTUDO POR ENTEROCLISE 25

8.3 ESTUDO PERORAL DO DELGADO COM PNEUMOCÓLON. 26

8.4 ESTUDO DO REFLUXO PARA O INTESTINO DELGADO. 26

8.5 ESTUDOS COM CONTRASTES HIDROSSOLÚVEIS 26

8.6 INDICAÇÕES CLÍNICAS 27

8.7 PREPARO DO PACIENTE 27

8.8 METODOLOGIA 27

9. ENEMA OPACO 28

9.1 OBJETIVO 29

9.2 INDICAÇÕES CLINICA 29

9.3 PREPARO DO PACIENTE 29

9.4 MÉTODO IMAGINOLÓGICO 30

10. ENEMA OPACO COM CONTRASTE SIMPLES 31

11. ENEMA OPACO COM DUPLO CONTRASTE 31

11.1 VISUALIZAÇÃO RADIOGRÁFICA 31

11.2 INCIDÊNCIAS BÁSICAS 31

12. CONCLUSÃO 33

13. REFERÊNCIAS 35

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei falar sobre a constituição e a função do sistema digestivo alto e baixo e também sobre exames contrastados.

O aparelho digestivo é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como o crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.

É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

O sistema digestório humano é muito complexo, ele possibilita a nutrição humana que ocorre em quatro etapas: ingestão dos alimentos pela boca, digestão que começa pela boca e ocorre principalmente no estômago e no inicio do intestino (duodeno), a absorção dos nutrientes que ocorre principalmente no intestino e a eliminação dos materiais que não foram digeridos nem absorvidos.

O exame contrastado de raios-X é indicado quando há necessidade de se investigar órgãos e estruturas que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Esses órgãos e estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacos à radiação.

2. SISTEMA DIGESTIVO ALTO E BAIXO

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Tubo digestivo alto: formado pela boca, faringe e esôfago; Tubo digestivo médio: formado pelo estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e ílio); Tubo digestivo baixo: formado pelo intestino grosso.

O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadáver, é de cerca de 9m. Na pessoa viva é menor porque os músculos ao longo das paredes dos órgãos do trato gastrointestinal mantém o tônus.

Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.

O trato gastro intestinal é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus).

Ilustração do sistema digestório.

3. FUNÇÃO DO SISTEMA

• Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.

• Transformação mecânica e química das macromóléculas alimentares ingeridas (proteínas, carbohidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino.

• Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangüíneos da mucosa do intestino.

• Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.

• Mastigação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com