TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerontopsicomotricidade

Casos: Gerontopsicomotricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

A Gerontopsicomotriciade

A Gerontopsicomotricidade é a área da Psicomotricidade que busca trabalhar preventivamente a velhice de forma sábia e saudável. A Gerontopsicomotricidade estuda o corpo do homem em movimento em relação ao seu ambiente externo e interno e é regida por três fatores que são o movimento, o intelecto e o afeto. O envelhecimento é um processo contínuo e inevitável onde no decorrer dos anos, ocorre uma série de modificações que necessitarão de adaptações que serão estudadas com medidas reabilitativas ativas e preventivas, desse modo a gerontopsicomotricidade vem trabalhar o lado psicomotor dos idosos, sua capacidade física, mental e social, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos mesmos, contribuindo para o combate ou para a prevenção contra as doenças mentais e doenças físicas. É uma melhora no ambito relacionado à promoção de saúde dos idosos. A aplicação dos exercícios psicomotores deve sr efetuada em ambiente propício com exercícios simples passando para os mais complexos, feitos de maneira lenta associados à respiração e com intervalos. Os exercícios irão despertar nos idosos o desejo de realizar os movimentos.

Psicomotricidade é uma ciência que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Ao basear-se numa visão holística do ser humano, encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A intervenção em Psicomotricidade actua em todas as fases da vida (do nascimento à velhice) como forma de prevenção/estimulação ou como reabilitação da função inadequada, através de uma mediação corporal e expressiva. Assim, através do movimento e da sua regulação tónico-emocional, permite que o indivíduo reencontre o prazer sensório-motor e possibilita o desenvolvimento dos processos simbólicos.

Pela abordagem sistémica e holística do ser humano que defende, a Psicomotricidade tem-se tornado uma resposta cada vez mais indispensável em situações onde a adaptação está comprometida e onde é indispensável uma compreensão interligada do funcionamento do sujeito nos seus vários domínios comportamentais, desde o motor, passando pelo afectivo, até ao cognitivo.

Na população idosa, em crescimento exponencial no nosso país, verifica-se um declínio psicomotor, com perdas significativas no equilíbrio, na coordenação motora e nos processos cognitivos. O corpo, fragilizado e tido como fonte de dor, é desvalorizado e desinvestido e a imagem corporal encontra-se em constante transformação. A Gerontopsicomotricidade tem, assim, um papel fundamental na redescoberta deste novo corpo e do seu movimento, na recuperação da autonomia, desejo e motivação.

Um programa de estimulação e reabilitação em Gerontopsicomotricidade pretende desenvolver tanto a actividade perceptivo-motora do idoso como a actividade relacional, tendo como objectivos específicos retardar os processos de deterioração psicobiológica associados ao envelhecimento e que impedem a manutenção da independência funcional do idoso e, consequentemente, a sua inserção na comunidade. As metodologias desta área tentam neutralizar ou minimizar:

 Os processos de retrogénese motora;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com