TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Giardia lamblia

Tese: Giardia lamblia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Giardia lamblia

Características gerais:

Faixa Etária mais atingida: 0 a 3 anos

60 dias o parasito dura no meio externo

Nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação.

Muitas vezes assintomática

Período de incubação - depois de um período de incubação que varia de 5 a 25 dias, com uma média de 7 a 10 dias, podem aparecer infecções sintomáticas típicas.

Morfologia

Cisto (ovo) FASE INFECTANTE

Trofozoito (adulto)

-Dentro do organismo(interno)

- Sai nas fezes

Ciclo Biológico:

Transmissão:

A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.

Vetores Ferômonios: Moscas e baratas

Diagnóstico:

A Giardia lamblia identificação dos cistos ou trofozoítos nas fezes; o médico deve repetir o exame pelo menos três vezes antes de fechar o diagnóstico, através de exames diretos e processos de concentração. A identificação de trofozoítos no liquido duodenal e na mucosa através da biopsia do intestino delgado pode ser um importante método diagnóstico. É muito importante que seja feito o diagnóstico diferencial com outros patógenos que podem causar um quadro semelhante. A suspeita de casos de Giardia e outras diarréias devem ser notificadas à vigilância epidemiológica local, regional ou central, para que a investigação epidemiológica seja desencadeada na busca dos fatores causadores e medidas de controle sejam tomadas. O serviço de saúde deve registrar o quadro clínico do paciente e sua história de ingestão de água e alimentos suspeitos nas últimas semanas, bem como, solicitar os exames laboratoriais necessários para os casos suspeitos.

Medida de controle:

Fonte de infecção - Eliminar

Saneamento Básico adequado

Saúde Pública- Educação

Medidas preventivas: Prevenir é o melhor remédio!! Parasitos são inevitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com