TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicideos

Trabalho Universitário: Glicideos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 4

Os glicídios (ou glicídeos) também são conhecidos como carboidratos, sacarídeos ou açúcares, mas apesar desse nome, nem todos têm sabor adocicado. São uma das classes de moléculas orgânicas mais abundantes da natureza. A celulose, um polissacarídio, é a molécula orgânica mais abundante da Terra. Moléculas orgânicas são aquelas que contêm átomos de carbono ligados covalentemente. Nas figuras abaixo vemos exemplos de moléculas orgânicas, a cafeína e o ácido octanoico (ambas não são glicídios).

As principais funções dos glicídios são:

1. Consistem de fonte de energia: essas moléculas podem ser quebradas/degradadas em reações catabólicas, liberando energia para o funcionamento das células. Normalmente os glicídios estão localizados mais próximos da base nas tradicionais pirâmides alimentares ou pirâmides nutricionais, o que significa que devem ser ingeridos em quantidades maiores que os alimentos ricos em proteínas e os ricos em lipídios. A figura abaixo mostra uma proposta de pirâmide nutricional, essas pirâmides apresentam sugestões das proporções de alimentos que devem ser ingeridos por dia, a fim de manter a saúde e o peso ideal.

  

2. Possuem também função estrutural (fazem parte da estrutura de algo), como a celulose, componente principal das paredes celulares de células vegetais, e a quitina, componente das paredes celulares de fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.

3. Os glicídios também têm funções no reconhecimento e sinalização celulares. Para exemplificar, podemos citar dois casos nos quais há glicídios ligados em algumas das proteínas presentes na superfície dos eritrócitos (ou hemácias): as hemácias jovens possuem proteínas superficiais ricas em ácido siálico ao passo que as velhas têm proteínas de superfície ricas em galactose. A presença da galactose faz com que os eritrócitos velhos sejam reconhecidos pelas células de Kupffer (um tipo de macrófago) do fígado e capturados para a destruição. Outro exemplo concerne ao sistema de grupos sanguíneos ABO, no qual as hemácias das pessoas de sangue A possuem a N-acetilgalactosamina ligada a proteínas e lipídios de superfície, ao passo que as pessoas de sangue B, possuem a galactose (cuidado, você não viu a palavra "rica" escrita aqui!). Por conta dessa diferença, o sistema imunitário torna esses dois tipos sanguíneos incompatíveis, pois o sistema imunitário de alguém do tipo A pode destruir as hemácias do tipo B e vice-versa.

Os glicídios podem ser divididos em três tipos principais:

Monossacarídeos: são os glicídios mais simples, constituídos de 3 a 7 átomos de carbono, como a glicose, a frutose e a galactose. O prefixo mono indica que consistem de apenas uma molécula. Têm a seguinte fórmula molecular: (CH2O)n. A glicose, que pode ser vista abaixo, tem fórmula molecular C6H12O6.

Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos. Exemplos:

·       Sacarose (glicose + frutose): é o açúcar de cozinha. O tal "açúcar invertido" nada mais é do que a sacarose quebrada em seus dois monossacarídeos constituintes. 

·       Lactose (glicose + galactose): presente no leite.

·      Maltose (glicose + glicose): encontrado no malte, material utilizado na produção da cerveja, proveniente da dessecação da cevada.

Polissacarídeos: formados pela união de centenas ou milhares de monossacarídeos. Os principais polissacarídeos são o amido, o glicogênio, a celulose e a quitina:

Amido: reserva energética das plantas, constitui parte importante da alimentação humana. Dizer que um polissacarídeo constitui reserva energética significa dizer que as moléculas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com