TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gliconeogênese

Trabalho Universitário: Gliconeogênese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique as rotas de transporte do oxaloacetato, da mitocôndria para o citosol.

O acetil-CoA junto com o oxaloacetato, através da enzima citrato sintase, se converte em citrato.

O citrato atravessa a membrana e passa para o citosol.

No citosol, através da ação da enzima citrato liase, o citrato é convertido novamente em acetil-CoA e oxaloacetato, que, pela ação do malato DH (desidrogenase), os transforma em malato.

O malato, através da enzima málica é transformado em piruvato e este entra na mitocôndria.

2) Explique a importância da gliconeogênese.

Quando se passa um determinado tempo sem se alimentar, o organismo do indivíduo age produzindo (convertendo) glicose ou glicogênio a partir de substâncias não glicídicas (como aminoácidos, lactato, piruvato, glicerol e propionato) para manter uma concentração de glicose no sangue em quantidades normais.

Principalmente durante o jejum, onde há o aumento da atividade lipolítica (hidrólise dos triacilgliceróis em glicerol e ácidos graxos) no tecido adiposo e a maioria dos órgãos do organismo (nomeadamente os músculos e o fígado) começam a usar como combustível preferencial os ácidos graxos. Contudo, os eritrócitos e, em grande medida, os neurônios dependem do catabolismo da glicose para a síntese de ATP. Embora a glicogenólise hepática (formação de glicose a partir do glicogênio armazenado no

fígado) seja, durante as primeiras horas de jejum, a principal fonte da glicose que é vertido no sangue, à medida que o tempo de jejum aumenta a gliconeogênese vai sendo cada vez mais importante. Quer na glicogenólise quer na gliconeogênese forma-se glicose-6-P e a formação de glicose só pode ocorrer por hidrólise da glicose-6-P. Porque a enzima responsável por este processo (glicose-6-fosfatase, uma enzima do retículo endoplasmático) existe no fígado, no rim e no intestino delgado (enterócitos) são estes os órgãos responsáveis pela manutenção de níveis de glicemia compatíveis com a atividade dos neurônios e dos eritrócitos durante o jejum. O fígado tem, neste

contexto, um papel mais importante que o rim e o intestino.

3) Explique a regulação da gliconeogênese.

A insulina diminui (inibe) a gliconeogênese, atuando como reguladora da glicemia, e o glucagon aumenta (estimula) a gliconeogênese, aumentando a produção da glicose sanguínea.

No jejum pós-absortivo, os níveis de glicemia diminuem porque a insulina age sobre as células, fazendo com que a glicose passe para o meio intracelular, e consequentemente os níveis de insulina caem também.

O glucagon evita que ocorra uma hipoglicemia (falta de glicose no sangue) acentuada no organismo de uma pessoa, estimulando o aumento da glicemia, através da gliconeogênese (nova produção de glicose a partir de substâncias que não são carboidratos) e da glicogenólise (quebra do glicogênio para liberar glicose).

UPE – Universidade de Pernambuco

Campus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com