TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hddddddddd

Artigos Científicos: Hddddddddd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  182 Visualizações

A composição jurídica é sempre feita mediante um critério elaborado e enunciado anteriormente, e aplicável a todos os casos que ocorrerem a partir de então. São pois características do critério jurídico a anterioridade, a publicidade e a universalidade.

(a) A anterioridade - É o traço característico e fundamental da composição jurídica, e implica em dizer que o critério aplicado preexiste ao conflito. Deve ter sido elaborado antes para poder ser aplicado ao conflito que ocorrer depois. Graças à anterioridade, saímos do domínio do puro autoritarismo e entramos no domínio do direito.

(B) A publicidade - Não basta, na composição jurídica, que o critério tenha sido elaborado antes do conflito. É preciso também que o critério tenha sido anunciado, revelado, declarado pela autoridade que o elaborou; é necessário que se dê conhecimento do critério antes ele sua aplicação. É jurídica somente a composição que obedece a um critério anteriormente elaborado e também previamente dado à publicidade, tornando-o conhecido.

(c) A universalidade - Entende-se que o critério jurídico nunca pode ser cominado apenas para um determinado caso concreto, mas sim para todos os casos que se apresentarem com o mesmo tipo. Quer isto dizer que todos os conflitos idênticos que surgirem após a elaboração e divulgação do critério deverão se compor pelo mesmo critério, pois isto implica a universalidade. Alguns autores preferem falar em generalidade em lugar de universalidade, muito embora este último termo seja mais usado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com